UEL garante R$ 1,5 milhão para infraestrutura de pesquisa 15/08/2013 - 09:10

Os 40 programas de pós-graduação da UEL garantiram R$ 1,496 milhão que será investido diretamente na pesquisa por meio do edital Pró-Equipamentos, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), destinado ao desenvolvimento científico.

O resultado do edital, que selecionou projetos em 114 instituições públicas de ensino superior brasileiras, foi divulgado nesta terça-feira (13). Ao todo o Ministério da Educação deverá investir R$ 130 milhões nas Universidades brasileiras. A UEL foi a segunda Instituição de pesquisa paranaense a receber mais recursos do edital, incluindo as Federais. O resultado completo pode ser acessado no endereço http://capes.gov.br/images/stories/download/editais/resultados/Edital-027-2013-Pro-Equipamentos-Resultado1382013.pdf

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL, Mário Sérgio Mantovani, explica que este ano foi possível ampliar o investimento de R$ 900 mil para quase R$ 1,5 milhão, em relação a 2012, reflexo do trabalho realizado pela Pró-Reitoria, que fez um corpo a corpo com os coordenadores de programas. Para se ter uma dimensão, a Instituição paranaense que mais captou recursos foi a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que conseguiu R$ 2,99 milhões em equipamentos.

De acordo com o pró-reitor, este resultado reflete o número de programas de pós-graduação. A UFPR tem 70 mestrados e doutorados, contra 40 da UEL. Mantovani acredita que até o final do mês deve chegar a informação oficial da CAPES dos programas beneficiados. Ainda segundo o pró-reitor, a Capes cortou cerca de R$ 230 mil que haviam sido solicitados.

A Capes informou que o edital priorizou investimentos em equipamentos de uso compartilhado, no desenvolvimento de pesquisas na instituição proponente e em instituições parceiras. Ainda de acordo com a Coordenadoria, as propostas aprovadas são de instituições públicas de ensino superior com programas de pós-graduação recomendados. As propostas foram apresentadas pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação ou órgãos equivalentes da instituição, seguindo as exigências do edital.

Paraná

Além da UFPR e da UEL, outras sete instituições públicas estaduais conseguiram recursos no Programa Pró-Equipamentos da Capes. O Iapar conquistou R$ 160 mil; UENP - R$ 165 mil; UEPG – R$ 393 mil; Unicentro - R$ 483 mil; Unioeste – R$ 602 mil; UEM – R$ 1,02 milhão; UTFPR – R$ 1,1 milhão.

Fonte: UEL