UEPG organiza Congresso de Educação Química 22/07/2013 - 11:50

A terceira edição do Congresso Paranaense de Educação Química (III CPEQUI) tem organização através da UEPG, de 7 a 10 de agosto. Com programação bianual, o evento é organizado pela pelas Instituições Paranaenses de Ensino Superior que mantém cursos de Licenciatura em Química. Na edição 2013, o congresso traz atividades como palestras, mesas redondas, minicursos, apresentação de pôsteres e comunicações orais, mostra de materiais didáticos, exposição de atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e relatos de experiências na educação básica.

Para este ano, a organização do evento discute o tema “Educação Química na Universidade e na Escola: Encontros e Desencontros”. A organização do III CPEQUI visa socializar e discutir ideias, produções, concepções e práticas da área para contribuir na melhoria da formação em educação química e sua inserção na sociedade e na educação e modo geral; e reunir professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, estudantes paranaenses e interessados em debater assuntos relacionados a temas da educação química e suas interfaces que nos levem a melhoria da educação no Paraná.

Outro objetivo é intensificara interlocução de grupos de pesquisa e desenvolvimento atuantes em linhas temáticas da área da educação química paranaense, inter-relacionando e alimentando conhecimentos, ações e mudanças junto às comunidades em âmbito local, regional e Nacional. Ainda se propõe a discutir o desenvolvimento das ações relacionadas às políticas públicas de formação de professores do Paraná e do Brasil que estão inseridas nas escolas e nas universidades quanto a sua efetivação e contribuição para a melhoria crescente da educação química.

A realização do congresso abre espaço para congregar professores, pesquisadores e estudantes da área para socializar e discutir ideias, produções, concepções e práticas. Com programação no Campus Central da UEPG (Praça Santos Andrade, 1), o congresso abre sua programação com a palestra “A multimodalidade, os gestos e a aula do ensino superior” a ser proferida pelo professor doutor Eduardo Fleury Mortimer, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na quarta-feira (7 de agosto), no Auditório do Bloco “A”. Também no mesmo local ocorre reunião de pesquisadores da educação química do Paraná, das 17 às 18h; e confraternização.

Programação e Edições

Na quinta-feira (8 de agosto), a programação prossegue com minicursos (das 8h às 12h – Auditório Bloco A, Pequeno Auditório Aguiar, sala 210). Das 14 às 15h45, o evento traz a mesa redonda 1 “O professor, o aprendiz e as políticas públicas na formação de professores de química (Auditório), com a presença dos professores doutores Otavio Aloísio Maldaner (Unijui), e Maria Eunice Ribeiro Marcondes (USP), e da doutoranda Betmayr Knopki Nery (FEUSP). A mesa redonda 2 “Educação Química no Paraná: a relação entre universidade e escola (Auditório), com representantes das universidades participantes (UEPG, UEM, UEL, Unicentro, Unioeste, UFPR,, FPR – Palmas, UTFPR (Londrina, Campo Mourão, Apucarana), UFFS – Realeza, e de Lilian Kelley dos Santos Romanholi, representante da DEB – Química – SEED).

Também na quinta-feira ocorre apresentação de pôster, nos corredores da sala 121, das 18h às 19h; e a palestra 1 “A pesquisa em educação química e a relação com o ensino na educação básica (Auditório), das 19h às 20h30,, por Otavio Aloísio Maldaner (Unijui). A sexta-feira (9 de agosto) começa com minicursos, das 8h às 12h (Auditório, Auditório Aguiar). Na parte da tarde (14h às 16h30) entram relatos de experiência com síntese de representante da SEED, no Pequeno Auditório Aguiar. Ainda neste local (16h30 às 17h30), MOMADIQ, exposição PIBID e PDE.

A sexta-feira registra, ainda, apresentação de pôsteres (17h30 às 18h30) nos corredores/Sala 121. Para a noite, o programa da sexta-feira traz comunicação oral (Auditório Aguiar), das 19h às 22h; e evento social do III CPEQUI (local a definir). No sábado (10 de agosto), o congresso tem visitas técnicas (locais a confirmar); e a assembleia de encerramento, no Auditório do Campus Central. O professor doutor Sandro Xavier de Campos coordena o evento e também esta na coordenação do curso de Licenciatura em Química da UEPG, e integra o corpo docente do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da instituição.

O Congresso Paranaense de Educação Química começou sua história, em Londrina (2009), através de parceria entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A edição daquele ano teve como tema “A Educação Química no Paraná” e registrou a apresentação de mais de 100 trabalhos em diferentes modalidades. A segunda edição do CPEQUI manteve a parceira UEL/Unioeste - e contou com organização da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A programação ocorreu, em 2011, em Toledo. A edição apresentou como tema “No Ano Internacional da Química, os desafios de educar para um mundo melhor.

A realização do evento tem o suporte da Fundação Araucária – apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná; e Ministério da Educação.

Contato com a comissão organizadora em 3cpequi@gmail.com; e outras informações sobre o evento no endereço http://3cpequi.wix.com/2013#!iii-cpequi/mainPage.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UEPG