Unioeste coordenará no Brasil projeto multicêntrico 27/09/2013 - 10:50

A proposta Eureka SD Erasmus Mundus, (Enhancement of  University Research and Education in Knowçedge Areas), em que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) faz parte juntamente com mais vinte Instituições parceiras da América Latina (AL) e União Européia (UE), foi aceita na competitiva Comissão Europeia.

A Unioeste é membro deste projeto por meio do Laboratório de Bioinformática (LABI), do Campus de Foz do Iguaçu e a Universidade participou ativamente na concepção da proposta, resultado proveniente da colaboração da Universidade de Oldenburg, a partir das reuniões do Eureka realizadas nas oficinas de Buenos Aires, Argentina, em 2010, e Santander, na Espanha, em 2011.

A proposta consiste em fortalecer a cooperação, o compartilhamento de conhecimentos e pesquisas entre Instituições da América Latina e da União Europeia. O principal objetivo da Eureka SD é a promoção de intercâmbio e mobilidade de pesquisadores pertencentes aos países da União Europeia e da América Latina, em âmbito acadêmico, científico, em inovação e criação de espaços para projetos de negócio, fundamentado na transdisciplinalidade, originando uma nova rede científica denominada Eureka International.

O coordenador da área computacional do LABI da Unioeste, professor mestre Renato Bobsin Machado, participou da reunião do Eureka no ano de 2011 em Santander (ESP), e afirma que as instituições participantes são muito sérias e motivadas, razão pela qual a proposta foi aceita na competitiva Comissão Europeia. "As contribuições do projeto serão muito importantes para a Unioeste, assim como para as demais instituições participantes”, enfatiza.

Reconhecimento

A Universidade, que será beneficiada pelo projeto, será a coordenadora do grupo regional Brasil e obteve esse privilégio em função da participação ativa e inovadora do LABI da Unioeste, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Divisão de Convênios e do reitor, professor Paulo César Wolff.

Segundo o professor Renato, para isso foram fundamentais os indicadores e a experiência que esse laboratório alcançou em 10 anos somando mais de 240 artigos publicados em revistas, congressos, simpósios e outros; produção técnica, nos últimos três anos, contemplando três patentes e quatro registros de software. As principais áreas de pesquisa do LABI contemplam a Análise Inteligente de Dados e a Telemedicina.

De acordo com a coordenadora geral do LABI, professora doutora Huei Diana Lee, "a participação da Unioeste no projeto Eureka SD enaltece a nossa Universidade, tanto no âmbito nacional, quanto internacional. Resultados como este somente são possíveis com trabalho sério, comprometimento e com verdadeiros princípios e postura ética”, explica.

Está prevista dentro das ações da Eureka SD, a promoção e a organização de 315 processos de mobilidade de pesquisadores entre as Instituições participantes, em todos os níveis educacionais e administrativos, com o alvo no compartilhamento dedicado à educação e à pesquisa das áreas de apoio ao tema Desenvolvimento Sustentável.

O coordenador da área médica do LABI, professor doutor Wu Feng Chung, salienta a abrangência do projeto. “O projeto pode trazer benefícios para diversas linhas e grupos de pesquisa da Unioeste no tocante a realização de pesquisas e compartilhamento de experiências e conhecimento”, comenta.

A rede Eureka Iberoamerica consiste em um projeto científico do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted), do qual a Unioeste participa desde o ano de 2008 por meio do Laboratório de Bioinformática do Campus de Foz do Iguaçu.

O projeto Eureka SD criará seis grupos regionais na América Latina, garantindo a descentralização e a otimização da gestão de projetos organizando o fomento à cooperação e a aplicação dos critérios da mobilidade dos cientistas, além da associação de empresas e de outras Instituições de Ensino Superior, organizações governamentais e não governamentais.

No período de 30 de setembro a 1º de outubro de 2013 ocorrerá à reunião de abertura do projeto Eureka SD, em Oldenburg, Alemanha. Nessa oportunidade, a Unioeste será representada pelo diretor de convênio, o professor doutor Douglas André Roesler.

Fonte: UNIOESTE