Universidades discutem internacionalização em encontro no PTI 25/06/2018 - 14:40

Representantes das sete universidades estaduais do Paraná estão reunidos no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) a partir da última terça-feira (19) em um evento para discutir e fortalecer lideranças no processo de internacionalização das instituições. A programação inclui uma série de workshops ministrados por uma equipe da Cardiff Metropolitan University, do Reino Unido, e seguiu até sexta-feira (22). 

Entre os participantes estão reitores, vice-reitores, diretores e representantes das áreas de relações internacionais das universidades paranaenses. O diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, participou da abertura do workshop e destacou que a realização do evento vai ao encontro do atual momento do Parque, que está em “franco desenvolvimento do processo de internacionalização”. 

Essa internacionalização que o PTI está buscando, segundo Jorge Callado, vem para reforçar o compromisso do Parque com a Itaipu Binacional, dando suporte à hidrelétrica em sua missão de impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável na região. 

O diretor superintendente do PTI comentou ainda que a aproximação do Parque com as universidades é muito grande, uma vez que a instituição abriga três delas: a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade da Integração Latino-Americana e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Após esse evento espero que possamos aprofundar as parcerias entre o PTI e as universidades”, disse. 

O presidente da Associação Brasileira de Universidade Estaduais (ABRUEM) e reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Aldo Nelson Bona, agradeceu ao PTI por ceder o espaço e apoiar a realização do evento. “Esse ato do PTI muito está contribuindo com as nossas instituições e, para nós, significa também a possibilidade de nos aproximarmos mais”, afirmou. Ele disse ser possível somar as competências das sete universidades estaduais com as competências e projetos do Parque.

Também participaram da abertura do evento o diretor científico da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos, e Aboubakr Fathalla, da Universidade Cardiff Metropolitan.

Sobre o workshop

O workshop realizado esta semana no PTI faz parte de uma primeira fase do projeto de Liderança na Internacionalização das universidades e será uma oportunidade de avaliação para a implantação da estratégia na segunda fase, que será realizada no Reino Unido.


Fonte: Assessoria de Comunicação do PTI.

GALERIA DE IMAGENS