A influência da tecnologia nas atividades laborais de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos é estudada por docente da UFPR 02/02/2016 - 10:40

Com o objetivo de identificar a influência da tecnologia nas atividades laborais de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos e avaliar se há mudanças no desempenho das tarefas desenvolvidas no trabalho após a aplicação de uma proposta de intervenção (treinamento), a docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, Taiuani Marquine Raymundo, está elaborando um projeto de pesquisa de Doutorado realizado na Universidade de São Paulo (USP), o qual tem um projeto de Iniciação Científica na Universidade Federal do Paraná intitulado: O uso de tecnologias por indivíduos que desenvolvem atividades laborais: medidas de impacto, competências e habilidades para o uso. 

Na primeira fase será realizado um levantamento das características socioeconômicas, das dificuldades em relação à utilização de tecnologias, presença ou ausência de déficits cognitivos e percepção (positiva ou negativa) do trabalho e da inserção da tecnologia nas atividades laborais. Estes dados serão levantados através da aplicação de questionários. 

Na segunda fase o voluntário irá receber aulas individuais e, se acontecerem dúvidas que vão além dos conhecimentos do pesquisador um técnico poderá ser convidado para auxiliar no treinamento. Serão realizadas aulas práticas as quais ocorrerão de acordo com os horários disponíveis pelo pesquisador e pelo voluntário. O tempo de duração do treinamento será de acordo com as necessidades do voluntário e, ao final, será aplicado um questionário para avaliar o impacto do treinamento e a satisfação do voluntário em relação a este. Também serão reaplicados os questionários mencionados na primeira fase com exceção do questionário que avalia presença ou ausência de déficits cognitivos. 

Após três meses, os voluntários serão contatados via e-mail, para responder novamente os questionários da primeira fase para que se possa realizar um acompanhamento do treinamento realizado. O treinamento é gratuito e a participação é voluntária. Os voluntários que aceitarem participar da pesquisa receberão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o qual contém todas as informações sobre a pesquisa em questão. As alunas de graduação da UFPR: Priscila Juliana Palusoski, Katya Stelmack Valesko, Juliana Ramos Carvalho e Paola Ingrid dos Santos também fazem parte da pesquisa. 

Mais informações: taiuani@ufpr.br/ taiuanimarquine@gmail.com.

GALERIA DE IMAGENS