PEIEX 2018-2021
O Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX, oferecido pela Apex-Brasil, prepara as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura.
As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas: “Meu negócio está pronto para exportar?” “Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar ao mercado externo?” “Como deve ser a negociação com o comprador internacional?” “Como formar o preço do meu produto para outro país?” O PEIEX ajuda a responder essas e muitas outras perguntas relacionadas à exportação.
O programa é implementado em regiões onde existe adensamento de empresas com potencial exportador. Nesses locais, a Apex-Brasil faz parceria com uma instituição de excelência que reúne especialistas em gestão empresarial e comércio exterior. São esses profissionais, devidamente treinados na metodologia do PEIEX, que ajudam as empresas a se preparar para a exportação.
O atendimento do PEIEX é feito com base em visitas às empresárias e empresários que desejam exportar. A primeira visita tem o objetivo de identificar o potencial exportador da empresa. A segunda é a ocasião em que o técnico do PEIEX avalia o nível de preparo do negócio para exportação. Com base nas informações levantadas, é feito um diagnóstico da empresa e um plano de trabalho que prevê a implantação de melhorias e requisitos exigidos na atividade exportadora.
As empresas qualificadas pelo PEIEX podem participar de ações de promoção comercial internacional organizadas pela Apex-Brasil e por seus parceiros.
APEX-BRASIL
Apex-Brasil é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, um serviço social autônomo como o SEBRAE, SENAI, SESC e outros.
A Apex-Brasil atua para promover a exportação de produtos e serviços brasileiros e atrair investimentos externos para o Brasil.
Na vertente da exportação, o foco da Agência são os empresários brasileiros que desejam conquistar mercados externos para expandir seus negócios, aumentar a competitividade de sua empresa e reduzir a dependência do mercado interno.
A Apex-Brasil tem diferentes iniciativas de apoio às empresas brasileiras que querem exportar, ou até mesmo se instalar em outros países. Para os empresários que nunca exportaram a Apex-Brasil oferece o PEIEX: Programa de Qualificação para Exportação. Para as empresas que já exportam, a Agência promove missões prospectivas e comerciais a mercados externos, rodadas de negócios com compradores estrangeiros e participação em feiras internacionais. A Agência organiza ainda visitas ao Brasil de compradores estrangeiros e formadores internacionais de opinião para que conheçam a oferta de produtos e serviços brasileiros.
Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui escritórios em São Paulo e Recife e conta com Escritórios de Negócios em importantes mercados internacionais, para auxiliar as empresas brasileiras em seu processo de internacionalização e apoiar a atração de investimentos estrangeiros para o Brasil.
Para conhecer mais sobre a Apex-Brasil, visite o site www.apexbrasil.com.br ou entre em contato com a área de Relacionamento com o Cliente pelo telefone: (61) 3426-0202 ou pelo email apexbrasil@apexbrasil.com.br.
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A APEX-BRASIL
A Apex-Brasil é uma entidade pública ou privada?
A Apex-Brasil é um Serviço Social Autônomo que integra o “Sistema S” (Senai, Sesi, Senac, Sebrae etc.). É considerada juridicamente como uma entidade privada e sem fins lucrativos, que atua em estreita cooperação com o poder público, para a execução de políticas de promoção de exportações e investimentos. A Apex-Brasil não faz parte da Administração Pública Direta ou Indireta.
De onde provém a principal receita da Apex-Brasil?
A principal receita da Apex-Brasil provém de um percentual da contribuição paga ensalmente pelos empregadores brasileiros sobre a folha de salário, instituído pela Lei nº 8.029,de 12 de abril de 1990.
Qual a relação da Apex-Brasil com o Ministério das Relações Exteriores (MRE)?
A relação da Apex-Brasil com o MRE se dá por meio de um Contrato de Gestão que determina, dentre outras coisas, as metas, objetivos e responsabilidades da Agência na execução das políticas de promoção das exportações, internacionalização e atração de investimentos estrangeiros. Compete ao Ministro de Estado das Relações Exteriores supervisionar a gestão da Apex-Brasil.
METODOLOGIA DO PEIEX
1 - Identificação do potencial exportador da empresa;
2 - Avaliação do nível de preparo da empresa para exportação;
3 - Implementação de melhorias e requisitos exigidos na exportação;
4 - Participação da empresa em “evento teste” de comércio exterior.
NÚCLEO OPERACIONAL
É a unidade responsável pelo atendimento das empresas, composto por um coordenador, um monitor, técnicos extensionistas com conhecimentos multidisciplinares e estagiários.
O técnico extensionista visita a empresa e explica a metodologia de trabalho. Se houver interesse do empresário em se envolver no processo, o passo seguinte é um diagnóstico abrangente de todas as áreas funcionais. Um relatório final indicará os pontos fortes e aqueles com possibilidades de aprimoramentos. Os pontos fortes devem ser potencializados e os com menor desempenho, corrigidos.
O Monitor do Núcleo escolhe o técnico mais capacitado, em função do tipo de melhorias a serem estabelecidas, e capacita a empresa para que conduza o trabalho de implantação. O resultado é ganho de competitividade.
COMITÊ CONSULTIVO
É um grupo formado pelos membros do Núcleo Operacional, representantes de associações de empresas, instituições de ofertas tecnológicas, sistema financeiro de público e privado e esferas governamentais, que se reúne no início, no meio e no final do Projeto com o propósito de definir prioridades de atendimento, divulgar resultados dos atendimentos e encaminhar demandas sistêmicas.
COMO A EMPRESA SE INSCREVE E SE BENEFICIA?
Preenchendo e encaminhando ao Núcleo Operacional a Ficha de Inscrição disponibilizada pela equipe técnica e/ou associações de classe.
O conhecimento transmitido pela equipe de técnicos extensionistas e a implantação de melhorias indicadas após os trabalhos de análise da empresa aumentará, certamente, a sua competitividade, tornando-a apta a conquistar novos mercados e enfrentar desafios, como a exportação.
QUAL A CONTRAPARTIDA DA EMPRESA?
O trabalho do técnico não gera ônus para a empresa. Mas o empresário deve disponibilizar parte do seu tempo – e motivar seus colaboradores – para entrevistas e verificações de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da firma. Também é fundamental sua participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos de produto.
Não há custos para participar do PEIEX. A empresa arca apenas com despesas para se adequar à atividade exportadora.
PARANÁ
Até maio de 2018 a Fundação Araucária operacionalizava cinco núcleos do PEIEX no Paraná, em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. (Confira aqui os antigos endereços e equipes).
Na edição 2019-2021 do PEIEX-PR a Fundação Araucária foi responsável pelo Núcleo Operacional da Grande Curitiba.
PROGRAMA PEIEX 2017/2018
A Parceria da Apex com a FA gerindo cinco núcleos operacionais no Paraná foi descontinuado em Maio de 2018.
NÚCLEO OPERACIONAL DA REGIÃO DE CURITIBA: [descontinuado]
Av. Com. Franco, 1341 - Campus da Indústria - Jardim Botânico
80215-090 - Curitiba - PR
peiex-curitiba@fundacaoaraucaria.org.br - (41) 3218.9273
- Sonia Regina Mitczuk
- Laura Del Bosco Brunetti Cunha
- Luciana Maria N. G. Andriguetto
- Rafaelly Ambrósio Rosa Baptista
- Maria Aparecida Santos
- Adriana Scaramuzza de Noronha
- Patrícia Accioly Calderari da Rosa
NÚCLEO OPERACIONAL DA REGIÃO DE MARINGÁ: [descontinuado]
Av. Rebouças, 140 - Sindvest - Zona 10
87030-410 - Maringá - PR
peiex-maringa@fundacaoaraucaria.org.br - (44) 3263.4616 / (44) 3268.4277
- Patrícia Callefi Michelan
- Cristiana de Carvalho Almeida
- Nivaldo José Forastieri
- Bruno Manoel Aldana Rocha
- Vanessa Emerick Pires
- Andréa Marques Serrano de Lima
- Jefferson Luiz Ramos da Silva
NÚCLEO OPERACIONAL DA REGIÃO DE LONDRINA: [descontinuado]
Rod. Celso Garcia Cid, Km 375 - Iapar
86047-902 - Londrina - PR
peiex-londrina@fundacaoaraucaria.org.br - (43) 3327.8877/ (43) 3342.6394
- Daniele Aparecida de Paula Angelo
- Liana Januário Ludwig
- Luis Paulo Bombassaro
- Danubia de Fátima Milani
- Valdeci de Oliveira Carneiro
- Joice Carla de Oliveira Corgosinho
- Henrique Piubelli de Figueiredo
NÚCLEO OPERACIONAL DA REGIÃO DE CASCAVEL: [descontinuado]
Rua Universitária, 1619 - Unioeste - Jardim Universitário
85819-110 - Cascavel - PR
cascavel.peiex@gmail.com - (45) 3220-7455Lizete Cecília Deimling
- Vander Piaia
- Leonardo Levi Soares
- Gilnei Saurin
- Marcela Miguel Zeni
- Nathalie A. dos Santos Rôas
- Izabel Paranho de Oliveira
NÚCLEO OPERACIONAL DA REGIÃO DE PONTA GROSSA: [descontinuado]
Rua Desembargador Westphalem, 60 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84036-350
(Faculdade Cesumar de Ponta Grossa).
coord.peiexpg@gmail.com - (42) 3229-5984
- Bruna Mayara Roldão Ferreira
- Paula Cristina de Souza
- Patrícia Skolimoski
- Márcio Roberto Santos
- Kátia Lorena Francisco de Lima
- Luiz Otávio Moreira de Sá
- Ana Caroline Dzulinski.
PROGRAMA PEIEX 2019/2021
NÚCLEO OPERACIONAL DA REGIÃO DE CURITIBA: [encerrado em Outubro/2021]
Coordenadora Geral: Luciana Andreguetto
Monitora: Giovana Casagrande Perraro
Apoio: Paula Kamila Rodrigues; Kelvin Willian Oliveira; Emanuele Zoncan
Técnicos: Laura Del Bosco B. C. Karas; Luiz Otávio M. de Sá; Adriana Scaramuzza de Noronha; Paulla Cristina de Souza; Patrícia Accioly C. da Rosa; Maria Aparecida da S. Santos; Márcio Roberto Santos; Bruno Aron Breda; Janaina Camile Pasqual lofhagen; Rafaelly Ambrósio Rosa; Eliane Maria Kubis Ragatim, Renata Felippi Chiella Heydt
Endereço: Av. Com. Franco, 1341 - Campus da Indústria (Subsolo) - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba - PR
Tel.: 41 3218 9273
Site da Apex-Brasil: www.apexbrasil.com.br
Página do Peiex Curitiba: www.abre.ai/peiex