AEJ e IPARDES apresentam Índice de Vulnerabilidade Juvenil no Comitê Intergestor 01/09/2016 - 13:40

A quarta reunião do Comitê Intergestor de Políticas Públicas para a Juventude foi realizada no último dia 30, com o objetivo de apresentar o Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) do estado do Paraná, bem como explanar ações voltadas ao público jovem desenvolvidas pelo Rotary Club. A Fundação Araucária também participou da reunião. 

O representante do IPARDES, Francisco José Gouveia de Castro, apresentou o IVJ, explicando que ele foi composto seguindo a periodicidade, abrangência territorial, critérios de ponderação e critérios de agrupamento e que os dados estão baseados em saúde, segurança pública, educação e trabalho e renda. Com os dados coletados foi finalizado o IVJ dos anos de 2012 e 2013, enquanto o índice de 2014 está em fase de conclusão. Para Francisco Castro “os trabalhos estarão concluídos até o próximo mês e já poderão ser utilizados por gestores públicos nas suas decisões sobre políticas para juventude”. 

Em seguida o Comitê Gestor pôde assistir à palestra do Dr. Marcos Alaor Pereira Toledo sobre Rotary Club e suas ações voltadas aos jovens, especialmente as possibilidades de intercâmbio. Doutro Toledo explicou que o intercâmbio é uma oportunidade para os jovens estudarem no exterior, onde podem passar de algumas semanas ou até um ano inteiro como estudantes internacionais recebidos pelos Rotary Clubs locais. 

As diretrizes rotárias indicam que a idade ideal intercâmbios é de 15 a 19 anos, mas os escolhidos precisam demonstrar espírito de liderança em suas escolas e comunidades; serem flexíveis, estarem dispostos a experimentar coisas novas e abertos a diferenças culturais servindo como embaixadores de seus próprios países. 

Estiveram presentes na reunião Paul Julius Stanganelli – AEJ; Lucas de Brito Miguel – Gerente de Relações Institucionais AEJ; Tarás Antônio Dilay- Assessor de Comunicação AEJ; Ana Southier – AEJ; Maria Helena Possette – AEJ; Gustavo Mattana – representante Fomento Paraná; Karlla Hanayane Pereira, representante da CGE; Luiz O. Monastier – representante da SEAE; Nilson Pohl Júnior – representante Paraná Projetos; Marisa da Costa - representante da SESA; Diogo Moya e Gleison C. Machado – representantes da SEET; Magali Fontana – representante da SEMA; João Arco Verde e Pedro R. Giamberardino – representantes da SEJU; Francisco José Gouveia de Castro – IPARDES; Marcos Alaor Pereira Toledo – ROTARY; Ricardo Micheli – representante da SEDS; Luiz Carlos Prevedi – representante da SETI; Tatyane Garcia Albach – representante da SEEC e Joelson Miranda – representante da Fundação Araucária.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AEJ.

GALERIA DE IMAGENS