Agipi recebe visita de extensionistas do Peiex
14/10/2016 - 14:50

A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, nos últimos dias, a visita da coordenadora extensionista para os Campos Gerais do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), Bruna Mayara Roldão Ferreira. No contato com o diretor da Agipi, professor Ricardo Ayub, apresentou possibilidade de interação com a UEPG e o setor empresarial da região dos Campos Gerais. Ainda participaram do encontro o chefe do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Agipi, Angelo Luiz Maurios Legat; e a monitora extensionista do Peiex, Patrícia Skolimoski. 

Bruna Ferreira explica que o Peiex é um instrumento de caráter estruturante aos setores e de reforço da base exportadora do Brasil. Promove ações para desenvolver estratégias de atuação em diferentes áreas funcionais da empresa, mais especificamente, aquelas direcionadas ao mercado externo. “O Peiex oferece às empresas um diagnóstico gratuito com o objetivo de, posteriormente, no desenvolvimento do trabalho, apresentar soluções a fim de impactar sobre seu desempenho competitivo”. Visa ainda comprometer as instituições locais de ensino, pesquisa e inovação com os demais atores e com a dinâmica do setor de exportação. 

Ponta Grossa é o quinto núcleo operacional do Peiex no Paraná, onde o programa já atua desde 2009. Nos últimos seis anos, os núcleos de Maringá, Londrina, Curitiba e Cascavel realizaram 5.609 atendimentos e retornos a empresas; 492 empresas foram encaminhadas para atendimentos setoriais e para resultados em comércio exterior; ocorreram ainda 328 capacitações e treinamentos, envolvendo 9.227 pessoas. A estrutura do núcleo de Ponta Grossa está instalada no Edifício Piquiri (Rua Penteado de Almeida, 260), ao lado do espaço do Programa Bom Negócio Paraná. Em sua estrutura conta com cinco técnicos extensionistas (equipe multidisciplinar), um monitor um coordenador e estagiários. 

De acordo com o chefe do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Agipi, a partir da interação como Peiex, a UEPG poderá fortalecer ainda mais os laços com o setor produtivo dos Campos Gerais, por meio da prestação de serviços técnicos, científicos e tecnológicos. Poderá também celebrar acordos de cooperação para fins de desenvolvimento de novos produtos ou processos, ou ainda, assessorar tecnicamente nas demandas de proteção dos direitos da propriedade intelectual (registro de marcas e patentes). Ele reforça que essas ações vêm ao encontro da missão institucional da Agipi, de gestão das políticas de inovação tecnológica e propriedade intelectual da UEPG. 

Para saber mais sobre o Peiex, os interessados devem acessar o endereçowww.peiexparana.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UEPG.

GALERIA DE IMAGENS