Capacitação dos profissionais que trabalham com a tecnologia do leite é tema central do Simpósio realizado em Londrina

26/06/2013 - 15:40

Com o objetivo de motivar e articular esforços de equipes de pesquisadores, extensionistas e acadêmicos de pós-graduação e graduação, para produzirem mais e melhores resultados em atividades organizadas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, sob as diretrizes da política agrícola para a cadeia produtiva do leite, definida em âmbito estadual e nacional, foi realizado entre os dias 25 e 26, o Simpósio Paranaense dos Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite, na cidade de Londrina, tendo a representação da Fundação Araucária, por meio da diretora científica da instituição, Janesca Alban Roman.

A execução dessas atividades é potencializada por meio de ações estruturadas, no âmbito de oito Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite, sediados nas universidades públicas estaduais (UEL, UENP, UEM, UEPG, Unioeste e Unicentro), trabalhando em cooperação com os institutos estaduais de pesquisa e desenvolvimento tecnológico (Iapar, Emater, Tecpar, Ipardes), universidades federais (UFPR e UTFPR) e privadas (Unopar, Cesumar, Unipar, PUC, UTP e outras) e também com parceria de instituições não-governamentais, organizações e empresas do setor privado.

“A Fundação Araucária faz questão de apoiar e financiar trabalhos desse porte. Em breve, iremos lançar uma chamada relacionada ao programa de aprimoramento em gestão da produção e tecnologia do leite, que concederá bolsas para profissionais da área de Ciências Agrárias (Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal, Ciência e Tecnologia de Alimentos e afins). A qualificação dessas pessoas é a prioridade do programa”, ressaltou Janesca.

O mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos Valdemiro Carlos Sgarbieri, também participou do evento e ministrou uma palestra a respeito do tema de seu livro: Inovação nos Processos de Obtenção, Purificação e Aplicação de Componentes do Leite Bovino. Valdemiro é professor titular da Universidade Estadual de Campinas, engenheiro agrônomo e PhD em Nutrição.

O conteúdo do livro está voltado para o aproveitamento do leite bovino como matéria-prima destinada à obtenção de componentes lácteos, capazes de serem utilizados como ingredientes que venham enriquecer produtos alimentícios de consumo habitual nosso país. Volta-se também para o desenvolvimento de novos alimentos funcionais fisiológicos.

Osmar Muzilli, que é articulador estadual dos Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite, por meio da Fundação Araucária, destacou que a principal função do Simpósio é a troca de informações entre a rede. “Com essa reunião, nós podemos identificar os avanços e demandas nessa área. Em um segundo momento, também discutimos ações futuras”, completou Muzilli.

O Simpósio é uma realização da Universidade Estadual de Londrina em parceria com os Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite e contou com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Fundação Araucária, Itedes, Induslab, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UEL, Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos de Raça Holandesa, Sindicato Patronal Rural de Londrina, TecnoQuímica, Diversey e 3M.