Comitê Intergestor de Políticas Públicas para a Juventude (COIPPJ) realiza sua última reunião de 2016 02/12/2016 - 13:40

A AEJ realizou, nos últimos dias, a última reunião de 2016 do Comitê Intergestor de Políticas Públicas para a Juventude (COIPPJ). Na pauta estavam a apresentação pela Celepar do BI (Business Intelligence) do programa Rede Jovem e uma descrição do que foi a produção da Campanha do governo do Paraná sobre o Racismo Institucional que teve a participação ativa da AEJ. O representante da Fundação Araucária, Joelson Miranda, também esteve presente na reunião.

O termo Business Intelligence (BI) refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas. Nesse caso, o BI voltado para o Rede Jovem, um programa da Assessoria Especial de Juventude que atua como uma rede de atenção e intervenção para a redução da vulnerabilidade juvenil (idade de 15 a 29 anos). 


O sistema detalha a situação em que se encontram os jovens dos 399 municípios paranaenses e serve para melhorar o embasamento das políticas públicas de juventude no Estado do Paraná e garantir a integração de ações das áreas de educação, saúde , assistência social, esporte e lazer, cultura, habitação, segurança pública, trabalho, ciência e tecnologia, cidadania, direitos humanos, direito à terra, segurança alimentar e nutricional, infraestrutura e meio ambiente.

No assunto, campanha do Racismo Institucional foi descrito um pouco dos bastidores da produção do vídeo, demonstrando os resultados do trabalho transversal da Assessoria de Juventude em conjunto com o Conselho de Promoção da igualdade Racial e das Secretarias de Cultura, Educação e Comunicação Social.

O Comitê Intergestor de Políticas Públicas para a Juventude (COIPPJ) foi criado através do Decreto 9579/2013, inaugurando um marco na gestão das Políticas Públicas de Juventude (PPJ). É composto por representantes de 20 secretarias estaduais que atuam com projetos e programas para a juventude, em busca do trabalho conjunto e aperfeiçoamento dos serviços prestados que visem a emancipação e o desenvolvimento integral do jovem, sendo uma importante ferramenta de avaliação, auxílio e subsídio técnico na elaboração, acompanhamento e aperfeiçoamento das PPJ.

A Assessoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude, vinculada à Casa Civil, é a responsável pelo encaminhamento dos trabalhos e organização técnica das ações do COIPPJ.

Fique por dentro das atividades da Assessoria Especial de Juventude em www.facebook.com/aejpr

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 


GALERIA DE IMAGENS