Congresso em Curitiba é sucesso de público e crítica 24/09/2015 - 17:50

O 70º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que foi realizado entre os dias 18 e 21, trouxe à Curitiba uma programação científica com números expressivos. Ao todo, foram 515 palestrantes brasileiros e 30 de outros países como Estados Unidos e Canadá, além de pesquisadores da Europa e América do Sul. Participaram do evento, mais de seis mil congressistas, foram realizadas 294 atividades científicas, discutidos 1.534 temas e 387 trabalhos apresentados.

O presidente da Fundação Araucária e também cardiologista Paulo Brofman ministrou três palestras e coordenou uma mesa de discussão durante os três dias do Congresso, tratando de assuntos preventivos e inovadores com relação às doenças cardíacas. Essas doenças são as que causam o maior índice de mortalidade no Brasil e por esse motivo, no evento, foram levantadas questões pontuais para que o Governo, sociedade e profissionais da área trabalhem em conjunto e identifiquem soluções plausíveis para a prevenção e controle dessas doenças.

“Esse Congresso é um dos maiores científicos da sociedade brasileira. Tenho imensa satisfação de poder participar desse evento e contribuir de alguma forma no aprimoramento dos assuntos abordados”, destaca Brofman. 

Destaques 

Esta edição do congresso contemplou fóruns e simpósio multidisciplinar em sua programação, abrangendo a Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Psicologia. A intenção é unir as especialidades para avançar em resultados. A discussão sobre problemas cardíacos na mulher também foi um dos destaques da programação. 

Museu do Coração 

A IV Exposição Itinerante do Museu do Coração, com o tema “Coração Cidadão”, também esteve inserida no 70º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Os visitantes puderam conferir diversas informações e conteúdos lúdicos. Entre as atrações estiveram painéis que contam a história e simbologia do coração, cuidados que devem ser tomados para não sofrer de doenças cardiovasculares, aparelhos antigos doados pela Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC), óculos 3D que faz uma viagem dentro de uma artéria até chegar ao coração, e o TECA L – Treinamento de Emergências Cardiovasculares para Leigos. Antes do TECA L, é apresentado uma palestra que ensina quais são os primeiros socorros que devem ser tomados quando observar uma pessoa sofrendo um ataque cardíaco na rua. Logo depois, os visitantes participam de uma simulação de massagem cardíaca em bonecos. Outra atividade lúdica é o jogo de tabuleiro da doença de Chagas, no qual um dos participantes se veste de barbeiro e os outros respondem perguntas sobre a doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação do 70º Congresso Brasileiro de Cardiologia.

GALERIA DE IMAGENS