Conselho Superior da FA realiza última reunião de 2016 06/12/2016 - 13:50

Com o objetivo de apresentar a prestação parcial de contas financeira de 2016, o relatório de atividades também deste ano e o planejamento de 2016 e 2017 da Fundação Araucária (FA), foi realizada nesta terça-feira (06), a última reunião do ano do Conselho Superior da instituição. O diretor científico da FA, Nilceu Jacob Deitos e o diretor administrativo e financeiro da FA, José Carlos Gehr também estiverem presentes na reunião.

“Em 2017, o nosso principal objetivo será o de disponibilizar investimento e apoio às pesquisas voltadas à internacionalização das universidades paranaenses e também aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs)”, informou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Até o final de novembro de 2016, a FA lançou 15 chamadas públicas e apoiou ainda quatro programas vinculados ao acordo FA/ CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa /Fundo Newton e o investimento total disponibilizado foi de R$34.635.127,76, englobando 2.900 bolsas de iniciação científica, de extensão e de inclusão social contratadas até o momento, as outras chamadas públicas encontram-se em processo de avaliação.

Estes recursos beneficiam professores, técnicos, alunos da graduação e recém-formados, além de prover investimentos em custeio e capital. As bolsas foram ofertadas nas modalidades de iniciação científica, tecnológica, inclusão social, projetos de extensão, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

“O resultado que obtivemos em 2016 é muito positivo, pois mesmo o Brasil passando por momentos financeiros difíceis, o governo do Estado do Paraná tem honrado o pagamento de todas as chamadas públicas, incluindo as bolsas de estudo”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e também presidente do Conselho, João Carlos Gomes.

Existe a previsão para o lançamento, ainda em 2016, de chamadas públicas relacionadas à internacionalização e às Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão.

“Destaco e parabenizo a gestão da diretoria executiva da FA, pois foi a partir dela e com o compartilhamento de ideias e sugestões das universidades e institutos de pesquisa, que as ações planejadas foram cumpridas”, afirmou Carlos Eduardo de Athayde Guimarães - representante das instituições privadas/comunitárias de ensino superior do Paraná.

A previsão de investimento pela Fundação Araucária em pesquisas, projetos e bolsas de estudo para 2017 e 2018 é de mais de R$60 milhões.