Discussão relacionada à ampliação de parceria na área de ciência e tecnologia com a França é realizada na SETI 09/04/2015 - 11:30

A ampliação da relação acadêmica e científica paranaense com a França foi o principal assunto do encontro que o secretário João Carlos Gomes teve no último dia 25, com o diretor adjunto do Instituto Francês do Brasil, Philippe Martineau que estava acompanhado de Carlos Sérgio Asinelli e o representante do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia, Ramiro Wahrhaftig. O secretário destacou a importância de ampliar as relações e parcerias das universidades estaduais do Paraná com universidades e o setor produtivo da França. “ Trabalhamos muito para desenvolver novos projetos de cooperação. Temos áreas de excelência bem diversas e o sistema de ensino superior paranaense se destaca pela interiorização, uma característica que é similar a da França. A política de ciência, tecnologia e ensino superior do Paraná está sempre avançando e queremos trocar experiências também na área de inovação”, disse o secretário.

A possibilidade de abrir novos campos de cooperação e parceria com empresas da França, além de estreitar as relações socioeconômicas e culturais entre as partes, foi destacada por Martineau que também é conselheiro de cooperação de ação cultural adjunto e responsável pela cooperação científica, universitária e tecnológica na Embaixada da França no Brasil. “ Na França temos diferentes ferramentas e queremos ampliar os processos de cooperação e abrir novas possibilidades. Temos polos de competitividade com vocação mundial e temos interesse na cooperação em inovação”, destacou Martineau. O secretário João Carlos Gomes também enfatizou a parceria de muitos anos com a França. “O Paraná tem na área de ciência e tecnologia uma parceria antiga com a França e em pesquisa e inovação seremos grandes parceiros”, salientou. 

Ramiro Wahrhaftig ressaltou a importância do segmento agropecuário no Paraná e as possibilidades de criação de uma Rede Agro de pesquisa aplicada. “O estado do Paraná tem um grande potencial em diferentes áreas e temos muitos ativos. A possibilidade de cooperação técnica bilateral nas áreas da agropecuária, indústria agroalimentar, segurança alimentar e desenvolvimento rural é de grande interesse para o Governo do Estado”, ressaltou Ramiro. 

Também participaram da reunião a assessora de Planejamento do Ensino Superior na Seti, Nádina Moreno e a diretora científica da Fundação Araucária, Janesca Alban Roman.


Fonte: Assessoria de Comunicação da SETI.

GALERIA DE IMAGENS