Empresas atendidas pelo PEIEX Paraná participam de Rodada de Negócios com empresários Paquistaneses 11/04/2014 - 14:10

Londrina e Maringá receberam, nos últimos dias, a primeira delegação de empresários paquistaneses para rodadas de negócios na região. Em apenas dois dias, 27 e 28 de março, foram realizadas 150 reuniões de negócios com a participação de 40 empresas locais, dessas, 18 empresas foram indicadas e acompanhadas pelo PEIEX Paraná.

“Um sucesso absoluto, com grande interesse tanto da parte dos paquistaneses quanto da parte de empresários de nossa região”, comenta o presidente da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos, organizadora do evento, José Carlos Valêncio.

Segundo o Coordenador do Núcleo Operacional do PEIEX de Londrina, Luis Paulo Bombassaro “A rodada de negócios é uma oportunidade de concretizar tudo que foi desenvolvido na empresa durante atendimento do PEIEX”.

No mesmo sentido, o Coordenador do Núcleo Operacional do PEIEX de Maringá, Nivaldo Forastieri comenta que “As empresas encaminhadas pelo PEIEX à rodada de negócios estavam preparadas para o comércio exterior, trabalho realizado pelas equipes do PEIEX Paraná e coroadas com essa oportunidade”.

Participaram os mais variados setores. O interesse dos paquistaneses recaiu sobre os setores de exportação de seus produtos, especialmente os têxteis, mármore e granito, artigos plásticos e artesanato; e também importação de produtos brasileiros, como algodão, maquinário, caldeiras, óleo de soja, equipamentos para geração de proteção de energia, carne halal (autorizadas de acordo com a lei islâmica), ferro e aço, cosméticos, açúcar e produtos de confeitaria.

Segundo o empresário Joedir Wilson Vizoto  do Grupo Kenny Darling Terceirização e Desenvolvimento Cosmético, atendido pelo PEIEx Londrina “essa primeira experiência em uma Rodada de Negócios Internacionais significou que, apesar de pequenos, estamos cada vez mais próximos da aptidão necessária para iniciar as exportações.”

Fernando Larávia da Bio C Cosmética, atendida PEIEx Maringá, comenta que  “foi gratificante participar da rodada internacional de negócios com empresários paquistaneses. A oportunidade de estar "frente a frente" com possíveis clientes internacionais é muito valiosa. Esperamos mais eventos como este em nossa cidade e região”.

Nesta ocasião também foram assinados termos de cooperação entre a delegação e Associação Comercial e Industrial de Londrina, Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Sociedade Rural do Paraná e Terra Roxa Investimentos.

Pelo acordo, as partes envolvidas se comprometem a trocar informações sobre a economia em geral, políticas de comércio e regulamentos, cooperação tecnológica e industrial entre Brasil e Paquistão; trocar informações sobre os setores com potencial para promoção de comércio e investimentos entre os dois países; facilitação de feiras, exposições e eventos promocionais; entre outros itens que visam, de forma geral, aproximar e facilitar o fluxo de informações de oportunidades entre Brasil e Paquistão.



Fonte: Peiex - Maringá

GALERIA DE IMAGENS