Empresas selecionadas na chamada pública referente ao Programa Tecnova participam de workshop 13/11/2014 - 18:10

O workshop, que foi realizado nesta sexta-feira (14), no Campus da Indústria, teve como objetivo orientar as empresas aprovadas no processo de seleção da Chamada Pública 21/2013 - Programa TECNOVA/PR, com relação aos seguintes temas: Gestão dos recursos da subvenção econômica para as empresas; Execução e acompanhamento físico/financeiro dos projetos; Acompanhamento técnico dos projetos durante sua execução e Inserção das empresas subvencionadas no Parque Tecnológico Virtual (PTV). Foram selecionadas 68 empresas e elas estão em processo de contratação.

A diretora científica da Fundação Araucária, Janesca Alban Roman, destacou a importância desse programa no desenvolvimento da inovação no estado. “É uma iniciativa nova e que tem todas as condições de suscitar o que há de melhor nas micro e pequenas empresas”.

 Luiz Cézar Kawano esteve no evento representando a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Esse é o primeiro de muitos editais que o governo pretende implantar nessa mesma área, fazendo com que a sociedade seja beneficiada. Gostaria também de parabenizar os micro e pequenos empresários selecionados nessa Chamada”. 

No Paraná o programa é executado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI - Fundação Araucária - FA, contando com a co-execução da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP, Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar, Rede Paranaense de Tecnologia e Inovação - Reparte e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - Assespro.O objetivo do programa é busca criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação tecnológica, gerando crescimento rápido de empresas de micro e pequeno porte. 

“As micro e pequenas empresas poderão efetivamente investir em processos de inovação , e dessa forma, evoluir economicamente e beneficiar a população por meio da geração de novos empregos, por exemplo”, ressaltou Rodrigo Martins - Diretor da Fiep e Coordenador do Conselho de Política Industrial, Inovação e Design.

 Micro e pequenas empresas selecionadas:

Alberto Garcia é proprietário da AAGS Parts do Brasil que fabrica peças agrícolas. Com o recurso do Programa Tecnova, o objetivo dele é o de desenvolver peças específicas para máquinas que fazem a colheita do feijão. “Essa máquina vai gerar uma maior rapidez no processo de colheita e o lucro consequentemente irá aumentar”. 

Janaína Thom, representante da empresa Ziober Brasil, falou sobre a importância do investimento em ideias inovadoras. “Muitas vezes os projetos ficam parados nas empresas por falta de recurso. Com o Programa Tecnova, poderemos passar a fabricar quadros de equipamentos de ginástica a partir de garradas pet, já que o nosso ramo é o de academias ao ar livre. Com isso, os equipamentos ficam mais baratos e o impacto ambiental é reduzido”.

GALERIA DE IMAGENS