Estado define metas e programas para cooperação internacional 02/06/2016 - 17:10

Representantes dos Pontos Focais de Assuntos Internacionais e empresas vinculadas ao governo do Paraná participaram nesta no último dia 31/05, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, de uma reunião para discutir parcerias para ampliar e melhorar as ações de cooperação internacional no Estado. Foi feito ainda um balanço das atividades internacionais do Estado. A Fundação Araucária foi representada pela assessora da diretoria científica da Fundação Araucária, Cláudia Chueire.

“A reunião foi muito produtiva. Temos agora disponíveis apresentações de várias secretárias e relatórios de viagens para quem quiser acessar em todo o mundo. Um gestor que viajará a trabalho para o exterior poderá saber, por exemplo, todas as parcerias firmadas pelo governo na área”, afirmou Flávio Arns, secretário Especial para Assuntos Estratégicos.

Cada secretaria e órgão de governo possui um representante que participa das reuniões e leva os assuntos referentes à sua área para serem discutidos com o grupo. A Reunião dos Pontos Focais é coordenada pela Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos e tem como objetivo tratar das parcerias internacionais em nível estadual. A proposta das reuniões é melhorar as relações do Paraná com outros países, dando continuidade aos elos já firmados e possibilitando a criação de novas parcerias.

CURSOS - A Estado de Gestão, vinculada à Secretaria de Administração e Previdência, oferecerá aos gestores públicos cursos de inglês básico e avançado, além de cursos em outras áreas. A ação é uma parceria da secretaria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O objetivo é qualificar os servidores na área. Outra proposta do órgão é promover um grande seminário sobre Cooperação Internacional envolvendo diversos estados brasileiros.

Na área internacional da página da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos ficará registrada todos os acordos de cooperação internacionais, relatórios e vídeos institucionais produzidos por outros países parceiros. É o caso de um termo de cooperação entre o estado do Paraná e a província chinesa de Zhejiang assinado pelo governador Beto Richa e o vice-governador Liao Guoxun no dia 25 de maio, no Salão Nobre do Palácio Iguaçu.

Além disso, o site terá informações fornecidas pelas embaixadas com ofertas de bolsas de estudo e intercâmbios. Ficou acordado ainda que os relatórios de viagens internacionais serão disponibilizados na Central de Viagem para amplo acompanhamento dos resultados.

COMUNICAÇÃO – Durante a reunião, foi tratado ainda da padronização gráfica das apresentações que serão disponibilizadas na página da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos. O material é feito pela Secretaria de Comunicação Social e servirá de subsidio técnico para os gestores que fizerem viagens internacionais pelo governo.

Fonte: Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos.

GALERIA DE IMAGENS