Etapa regional da Inovatec começa em Ponta Grossa 01/08/2014 - 16:40

As Feiras de Inovação Tecnológicas do Paraná (Inovatec) acontecem durante os meses de agosto e setembro. A primeira será realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa, nos próximos dias 5 e 6, na sequência acontecem a etapas regionais de Guarapuava (12 e 13), Londrina (18 e 19), Cascavel (19 e 20), Curitiba (16 e 17/09) e Jacarezinho (29 e 30/09).

A Feira Inovatec reúne em um único ambiente de negócios as ofertas dos centros de pesquisa com a demanda dos setores industriais, visando fortalecer a interação entre universidade e a indústria.

Para o secretário João Carlos Gomes, também é uma oportunidade para disseminar pesquisas, conhecimento e inovação. “Ao reunir em um mesmo espaço um grande número de importantes instituições provedoras de ciência e tecnologia e também de prestadores de serviços, o evento facilitará e reduzirá o custo do contato inicial com as empresas visitantes, acelerando assim o processo de transferência de conhecimento”, afirmou.

Dentro da programação da primeira etapa regional da Inovatec, que acontece na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), está o lançamento da plataforma do Parque Tecnológico Virtual – PTV Paraná e um workshop sobre a Lei de Inovação do Paraná. "A feira é uma oportunidade para empresas realizarem contatos de negócios com provedores de serviços tecnológicos ou parcerias com instituições de ciência e tecnologia. Haverá também um espaço para divulgação de linhas de crédito para empresas, disponibilizadas por instituições como o BNDES, BRDE e Fomento Paraná”, enfatizou o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (AGIPI) da UEPG, professor João Irineu de Resende Miranda.

Ele destacou ainda, as parcerias com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Coordenadoria Regional da FIEP, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e outros órgãos representativos do setor produtivo.

Na parte de negócios, as ofertas tecnológicas serão dispostas em quatro segmentos. No primeiro, serão apresentadas as patentes registradas e disponíveis para negociação e licenciamento; no segundo, serão expostos os laboratórios físicos e equipamentos aptos para compartilhamento ou prestação de serviços; no terceiro, estarão à disposição os serviços tecnológicos ofertados para empresas e instituições, entre estudos técnicos, assessorias, ensaios laboratoriais, avaliações e análises; e no quarto segmento, serão apresentadas a competências em pesquisas, que são conhecimentos consagrados da instituição e de profissionais contratados, pesquisas em andamento, potenciais linhas de pesquisa que precisam de recursos e grupos de pesquisas.

A realização da Inovatec tem o apoio da Fundação Araucária, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e universidades estaduais paranaenses, responsáveis pela promoção das feiras regionais, em parceria com setores de pesquisa e inovação.

A abertura da Inovatec de Ponta Grossa acontece na terça-feira (5) às 19h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, quando será realizada a palestra “Inovação na Empresa”. Na quarta-feira (6) o evento será realizado no Centro de Convivência da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a partir das 9h.

Durante o dia, além da UEPG, estarão expondo seus produtos a UTFPR, Faculdade de Jaguariaíva (FAJAR), Senai e Tecpar, na área de prestação de serviços; Fomento Paraná, BRDE e Fundação Araucária, na área do apoio à inovação; Governo do Paraná/SETI e Prefeitura de Ponta Grossa, com seus programas de apoio ao empreendedorismo inovador; e empresas de variados portes que estarão expondo projetos inovadores.

O programa contempla ainda a realização do ‘talk-show’ Linhas de créditos disponíveis à inovação, das 14h às 15h30, que terá como mediador pesquisador e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, Benjamim de Melo Carvalho; e debatedores Jaqueline Royer, engenheira de alimentos da empresa Sabor Alternativo Produtos Naturais; João Baptista Guimarães, analista de fomento da FIEP; João Carlos Kuritza, do BRDE; Merli Maria Royer Pinto, gerente da ‘Sabor Alternativo’; e Richer Andrade Matos, da Fomento Paraná.

As ‘Startups’ serão tema do ‘talk-show’ programado para as 15h45, com mediação do pesquisador Ariangelo Hauer Dias, pró-reitor de Assuntos Administrativos da UEPG. A mesa terá a participação de Erlon Labatut, consultor credenciado no projeto Startup, do Sebrae; Rafaela Gomes da Silva, presidente da Master Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia de Alimentos; e de um representante do Senai.

PTV Paraná

O Parque Tecnológico Virtual do Paraná – PTV Paraná é um conjunto de Institutos de Ciência e Tecnologia de Informação (ICTs), Núcleos de Inovação Tecnológica(NITs) , empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, centros de promoção de empreendedorismo, entidades prestadoras de serviços tecnológicos e demais entidades que atuam em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) chamados ativos tecnológicos que se integrarão, por meio de adesão, a uma plataforma de gestão informatizada.

Trata-se de uma ação que visa aproximar universidades e instituições de pesquisa do setor produtivo. Por meio dos polos regionais (um na capital e sete no interior) empresas, prestadores de serviço e pesquisadores receberão orientações de como essa plataforma vai funcionar.

A UEPG terá a responsabilidade de disseminar e organizar as atividades do PTV nos Campos Gerais.

A plataforma pode ser acessada no endereço www.ptvparana.com.br.