FA, Apex-Brasil e Centro Brasil de Design promovem encontro de discussão de projetos e iniciativas para o aumento das exportações paranaenses 31/03/2017 - 14:00

A Fundação Araucária (FA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil de Design promoveram nesta quinta-feira (30/03), no Campus da Indústria - FIEP, um encontro que abordou projetos  e iniciativas para o aumento das exportações paranaenses. O encontro contou com a presença do presidente da Apex – Brasil, Embaixador Roberto Jaguaribe, de empresários paranaenses, de coordenadores e técnicos – extensionistas dos núcleos paranaenses do PEIEX e de autoridades do setor produtivo e órgãos públicos do Estado.

“Cito três fatores fundamentais que fazem com que o empresário perceba a importância da exportação para o seu empreendimento, que é o de reclamar de vez em quando, para que ele tenha a vontade de mudar, é o trabalho constante, pois só desta forma as soluções são identificadas, e por fim, o bom uso da criatividade. O Paraná se destaca dentro do cenário nacional com relação a estas iniciativas, portanto, parabenizo o trabalho que vem sendo realizado pelo PEIEX”, destacou o presidente da Apex – Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe.

No Paraná, o PEIEX possui cinco núcleos distribuídos nas cidades de Ponta Grossa, Cascavel, Curitiba, Maringá e Londrina e estes núcleos abrangem 68 municípios paranaenses. “O Paraná conta com muitas empresas com alta capacidade de exportação, por esse motivo, o trabalho de consultoria que este Programa oferece é essencial. Agradeço a dedicação de todos os colaboradores desta iniciativa que fazem com que o Programa seja executado com êxito”, destacou o coordenador estadual do PEIEX e diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr.

A diretora da empresa Ômega Balanças – de pesagem rodoviária, Kelly Hirata, falou sobre a mudança que o empreendimento obteve depois da consultoria do PEIEX - Curitiba. “Nós fomos procurados por um cliente de Costa Rica para justamente começar a exportar. Não tínhamos nem pensado nessa hipótese e não sabíamos por onde começar, foi quando surgiu o apoio e consultoria do PEIEX, em 2013. A partir dessa consultoria pudemos adequar nosso perfil e conseguir alcançar o nosso grande objetivo final, o da exportação”.

O presidente da Federação Paranaense das Indústrias (FIEP), Edson Campagnolo agradeceu a presença maciça dos empresários, autoridades e principalmente do embaixador Roberto Jaguaribe. “Fico bastante satisfeitos em poder identificar o interesse dos empresários pela exportação”.

Por fim, a diretora do Centro Brasil de Design - Ana Brum - destacou as diretrizes que um bom design de um produto também voltado para a exportação deve transmitir. “Suporte, promoção e educação. Estes são os princípios que um centro de design deve seguir para auxiliar o empresário na evolução e crescimento de seus produtos”.