FA aborda questões relacionas ao investimento na ciência e tecnologia do PR em IX Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR 25/08/2017 - 14:40

A Fundação Araucária, representada pelo diretor científico da instituição – Nilceu Jacob Deitos, abordou, nesta quinta-feira (24), questões relacionadas à Ciência e Tecnologia no Paraná - Perspectivas e Ações da Fundação Araucária. A palestra foi realizada na IX Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação (MOPP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

A MOPP 2017 tem o propósito de divulgar as atividades desenvolvidas nos 17 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Campus Curitiba, bem como discutir temas de interesse comum nas palestras que aconteceram durante o evento, como por exemplo: "Podem os computadores (inspirar, criar, provar) resultados matemáticos?" e "Potencial do Recurso Solar no Brasil".

“Entre os anos de 2011 e 2016, a Fundação Araucária financiou aproximadamente 18 mil bolsas de estudo e cerca de quatro mil projetos. Foram lançados 120 chamadas públicas e quatro processos de inexigibilidade, totalizando o valor de mais de R$360 milhões de reais. A Fundação Araucária sempre prioriza a evolução e crescimento da inovação no Estado e é por meio destes investimentos que vem conseguindo realizar este processo”,  afirmou Nilceu.

Os professores e representantes da Pós-Graduação da UTFPR - Cézar Augusto Romano; Nestor Cortez Saavedra Filho  e Alexandre de Almeida Prado Pohl abriram a MOPP e destacaram a importância do trabalho da Fundação Araucária para o Estado.