FA apoia a realização do XXIV Seminário de Iniciação Científica da PUCPR 18/10/2016 - 14:30

Com o objetivo de que os estudantes que participaram dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBITI e PIBIC Jr) concluam sua formação inicial realizando a apresentação dos resultados de suas pesquisas em sessões de comunicação oral (em português ou inglês) e sessões de pôster, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná  (PUCPR) está promovendo entre os dias 18 e 20, o XXIV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC). Um evento que também tem como prioridade a disponibilização de feedbacks por parte de pesquisadores experientes, aos alunos de iniciação científica. A solenidade de abertura do SEMIC foi realizada nesta terça-feira (18), no Teatro TUCA, na PUCPR.

O Seminário é apoiado pela Fundação Araucária (FA), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

São 1.100 estudantes de graduação, sendo 180 dos campi fora da sede; 50 estudantes de ensino médio, sendo cinco da Ilha das Peças; 17 professores supervisores dos colégios; 500 professores orientadores e 200 avaliadores. “Só nos últimos cinco anos, a Fundação Araucária investiu mais de R$380 milhões em projetos e pesquisas e mais de 17 mil bolsas foram financiadas. Só em 2016, 2900 bolsas de iniciação científica e de inclusão social foram distribuídas em todo estado do Paraná”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Além das apresentações dos estudantes serão realizadas oficinas voltadas para a formação do pesquisador; palestras e mesas-redondas em torno de temas atuais. Neste ano, “Cidades” é o tema central. “É uma tentativa de engajar jovens pesquisadores a enfrentar os desafios inerentes ao tema, na busca de soluções inovadoras e empreendedoras, comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e com a melhoria da qualidade de vida para todos”, informou Cleybe Vieira, coordenadora da Iniciação Científica da PUCPR.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior João Carlos Gomes também participou da solenidade de abertura do evento. “Também sou professor e desde 1999 oriento alunos de iniciação científica, por esse motivo, considero um programa de extrema importância e que pode auxiliar o nosso país no crescimento em produção de inovação e patentes e não apenas em artigos científicos escritos”, disse o secretário.

A novidade deste evento é que o SEMIC está sendo realizado em conjunto com a Feira de Ciências Júnior da PUCPR, esta Feira é direcionada aos colégios de Curitiba e Região Metropolitana e a partir dela foi lançado o desafio “Sua ideia pode transformar a cidade!”. Com isso foram submetidas 57 propostas, envolvendo 180 estudantes, 50 professores e 21 colégios. “É sempre uma satisfação fazer parte de um evento como este, pois o Brasil não vive sem educação, mas também não vive apenas de educação e sim da aplicação da educação e do conhecimento”, ressaltou Waldemiro Gremski, reitor da PUCPR.

O SEMIC é um evento aberto à comunidade e desde 2014, o evento apresenta também uma programação cultural, entrelaçando a ciência, a arte e a cultura. “Gosto de afirmar que as ações voltadas à iniciação científica são as meninas dos olhos da PUCPR, pois por meio delas é que conseguimos desencadear todo processo evolutivo dentro da ciência, tecnologia e inovação de uma região, de um estado e de um país”, afirmou Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de pesquisa da PUCPR.

Para saber mais informações sobre a programação do evento acesse: https://cip.pucpr.br/eventos/semic/16/index.php.