FA assina documento de expressão de interesse para participação nas chamadas da UE 04/09/2015 - 13:50

A Fundação Araucária e mais 19 presidentes das FAP´s brasileiras assinaram o documento de expressão de interesse para participação nas chamadas da UE. A FA também assinou memorandos de entendimento relacionados à chamada (Russian Federation of Basic Research – RFBR) da Rússia e aos editais (Fundação Bill e Melinda Gates e CINEMA) dos Estados Unidos. 

Com relação à chamada da União Europeia, existe o Programa Horizonte 2020, de apoio à Pesquisa, Inovação e Cooperação Internacional – é o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia (UE). Deverá conduzir a mais descobertas, avanços e lançamentos globais, transferindo ideias inovadoras dos laboratórios para o mercado. 

O Programa promove a transferência de tecnologia e inovação e sinergias entre Academia e a Indústria. Perto de 80 bilhões de euros de financiamento, estão disponíveis ao longo de sete anos de atuação do programa (2014 a 2020), para além do investimento privado e público nacional, e co-financiamentos disponibilizados pela UE. 

Candidatos brasileiros são elegíveis para participar do programa Horizonte 2020, mesmo como coordenadores, porém, Instituições Brasileiras não recebem financiamento automático. Com exceção de alguns casos específicos (ex. Pesquisadores individuais, ou se for indicado no edital), onde o Brasil pode beneficiar de recursos, na maioria dos casos devera participar com co-financiamento. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONFAP.

GALERIA DE IMAGENS