FA contrata dois projetos aprovados nas chamadas internacionais referentes às cidades saudáveis e doenças infecciosas negligenciadas 01/03/2016 - 13:00

A Fundação Araucária irá contratar os dois projetos aprovados relacionados às chamadas internacionais UK-Brasil – cidades saudáveis e doenças infecciosas negligenciadas. Eles serão financiados pela Fundação Araucária e pelo Fundo Newton. O professor Rodrigo Siqueira Reis, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e o professor Nilson Zanchin, do Instituto Carlos Chagas/FIOCRUZ – Paraná foram os pesquisadores que tiveram seus projetos aprovados.

São projetos referentes à parceria com o MRC (Medical Research Council) do Reino Unido, o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o ERSC (Economic & Social Research Council).

Os pesquisadores selecionados no Paraná poderão solicitar o recurso à Fundação Araucária até a próxima segunda-feira (07), por meio do detalhamento dos seus projetos no sistema SigAraucária. Por ser uma chamada internacional, compete à Fundação Araucária apenas a contratação direta, sem a necessidade de abertura de um novo edital, seguindo a legislação.

Em todo Brasil foram aprovadas 20 propostas, sendo duas do Paraná. Ao todo, 16 FAPs assinaram o termo de adesão à chamada durante o Fórum Nacional do CONFAP, realizado em março de 2015, em Brasília. São elas: FACEPE; FAPEAL; FAPES; FAPEPI; FAPITEC; FUNDECT; FAPESP; FAPEAM; FAPEG; FAPEMIG; FAPDF; FAPERGS; Fundação Araucária; FAPERJ; FAPESC e FAPEAP.

Os projetos aprovados na chamada internacional relacionada ao uso de nitrogênio na agricultura, em parceria com o Fundo Newton Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC) e o Natural Environment Research Council (NERC), serão contratados em breve.

Pesquisadores selecionados no Paraná

O professor Rodrigo Siqueira Reis, que teve seu projeto aprovado na chamada referente às cidades saudáveis, é membro fundador e atual Presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e membro da Diretoria da International Society for Physical Activity and Health (Representante para as Américas).

Atua como consultor do Ministério da Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde na área de atividade física e integrante do Comitê Gestor do Plano Nacional de Combate e Prevenção a Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. Tem experiência na área de Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente e saúde, mobilidade urbana, qualidade de vida e saúde pública e atividade física.

Já o professor Nilson Zanchin, com proposta aprovada na chamada relacionada às doenças infecciosas negligenciadas possui uma pesquisa que envolve o estudo dos mecanismos de síntese de proteínas, biogênese de ribossomos e regulação da expressão gênica em células humanas. Trabalha também no desenvolvimento de sistemas de expressão para proteínas e anticorpos recombinantes com o objetivo da aplicação em diagnóstico e terapia.

O estudo também engloba a elaboração de ferramentas moleculares com potencial para inibir proteínas promotoras de tumor; caracterização de proteínas supressoras de tumor e estudos sobre os mecanismos de interações macromoleculares. A abordagem experimental envolve também o uso de proteínas recombinantes para a reconstituição in vitro de processos bioquímicos, visando sua análise funcional e estrutural.

GALERIA DE IMAGENS