FA e SETI lançam quarta edição da Revista Paraná Faz Ciência 02/12/2016 - 15:00

A Fundação Araucária e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lançaram nos últimos dias, a quarta edição da Revista Paraná Faz Ciência. O Paraná, quinto estado da federação em importância socioeconômica é exemplo no que se refere a investimento em educação superior. Possui onze universidades públicas, sete estaduais e quatro federais, com mais de 120 mil alunos presenciais (três quartos deles estão nas instituições estaduais). Sem contar os cursos a distancia, além de estudantes das universidades particulares e do Instituto Federal do Paraná.

O estado conta com 264 programas de pós-graduação recomendados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com mais de onze mil alunos matriculados. São vários institutos de pesquisa com excelente produção científica.

Desta forma, torna-se fundamental existir um canal de divulgação que englobe as pesquisas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do Estado.  Neste intuito, foi criada a Revista Paraná Faz Ciência, uma publicação aberta à coletividade e que tem participação ativa dos pesquisadores e professores, contribuindo para que o trabalho deles seja apresentado regional e nacionalmente.

Os textos desta edição da Revista Paraná Faz Ciência, além de demonstrarem a universalidade e a dinamicidade da ciência, permitem ao leitor perceber o quanto ela é essencial na construção de uma sociedade em que a vida e sua qualidade devem ser postas como elementos centrais da ação humana.