FA lança chamada pública relacionada ao PPSUS 19/04/2016 - 13:10

Com o objetivo de financiar atividades de pesquisa mediante a seleção de propostas para apoiar a execução de projetos que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Paraná, no contexto do SUS, a Fundação Araucária lançou, nesta terça-feira (19), a chamada pública relacionada ao Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS – Edição 2015. O recurso total deste edital é de R$5 milhões. 

As propostas devem seguir os seguintes temas: Políticas, Planejamento, Gestão e Controle Social em Saúde; Vigilância, Promoção da Saúde e Epidemiologia; Redes de Atenção à Saúde (saúde bucal, saúde mental, saúde do idoso, saúde do trabalhador, saúde da pessoa com deficiência, urgência e emergência e de alta e média complexidade); Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Inovação Tecnológica em Saúde. A Fundação Araucária conta com a parceria do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR). 

“O lançamento de mais uma edição do PPSUS reforça o compromisso da Fundação Araucária no processo de desenvolvimento e crescimento do País, por meio do investimento na ciência, tecnologia e inovação. Este Programa é uma das expressões da aplicabilidade do conhecimento científico na melhoria do serviço público de saúde, valorizando o trabalho dos pesquisadores e investindo em descobertas voltadas a esta área”, disse o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. 

O envio das propostas por meio eletrônico deve ser feito por intermédio do formulário eletrônico contido no Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T) até o dia 19/05. Este formulário está disponível na página do MS, no endereço http://www.saude.gov.br/sisct (link “PPSUS - Programa Pesquisa para o SUS”/ “Chamada 001/2016 FA - PPSUS”). Além do envio do formulário eletrônico, a submissão da proposta requer também a entrega de documentação complementar (impressa) à Fundação Araucária, até o dia 24/05. A previsão para a publicação do resultado final é para o mês de novembro de 2016. 

Além da chamada pública relacionada ao PPSUS, mais cinco outros editais (de apoio a núcleos de excelência; de apoio à organização de eventos das associações ou sociedades técnico-científicas e institutos de pesquisa, de pesquisa em Zika Vírus, Chikungunya e Dengue no Estado do Paraná, de pesquisa básica e aplicada para todas as áreas do conhecimento e de bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão) serão lançados ainda neste mês, seguindo a autorização assinada pelo governador do estado do Paraná Beto Richa, no último dia 11. 


Para mais informações acesse: www.fappr.pr.gov.br - Link: Chamadas - CPs Abertas.

GALERIA DE IMAGENS