FA lançará chamada pública referente ao Programa de Pesquisa em Zika Vírus, Chikungunya e Dengue nos próximos dias 21/03/2016 - 15:20

A Fundação Araucária, em parceria com as Secretarias Estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Saúde (SESA), assinaram nesta segunda-feira (21), o protocolo de intenções que busca a soma de esforços entre as partes em prol do desenvolvimento de Programa de Pesquisa em Zika Vírus, Chikungunya e Dengue no Estado do Paraná. 

O valor total disponibilizado para este Programa será de um milhão de reais e tem como objetivo apoiar, por meio de chamada pública a ser lançada nos próximos dias, atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante projetos que visem o desenvolvimento de evidências científicas, permitindo o diagnóstico, prevenção, combate tratamento eficaz das três arboviroses (Zika, Chikungunya e Dengue).


 “Vamos priorizar pesquisas que em curto prazo já nos tragam novos produtos nas prateleiras do comércio. O Paraná possui pesquisas muito avançadas em relação ao diagnóstico do zika; chikungunya e dengue, como por exemplo, pesquisas com pesticidas que auxiliam na eliminação do mosquito e também repelentes para evitar a picada do inseto”, enfatizou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. O diretor científico da Fundação Araucária - Nilceu Jacob Deitos, o diretor geral da SETI - Décio Sperandio e o diretor geral da SESA - Sezifredo Paulo Alves Paz também estiveram presentes da reunião.

GALERIA DE IMAGENS