FA organiza mini-curso relacionado às políticas de ensino superior, pós-graduação, fomento e inovação 07/02/2014 - 17:10

Com o objetivo de capacitar o técnico envolvido com a gestão da pesquisa e da pós-graduação, visando à melhoria dos níveis de desempenho das instituições do Paraná, a Fundação Araucária estará promoveu um mini-curso de atualização com a temática “Políticas de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Fomento”, entre os dias 06 e 07 de fevereiro, nas dependências do Campus da Indústria. O diretor administrativo e financeiro José Carlos Gehr e a diretora científica Janesca Alban Roman, da Fundação Araucária, também estiveram presentes no evento.

“É sempre muito gratificante e enriquecedor desenvolver e aplicar parcerias com a Capes, pois faz com o meio acadêmico troque ideias e otimize o tempo  e o trabalho com informações úteis, práticas e rápidas”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

O evento foi conduzido pelo Dr. Manoel Cardoso, Assessor de Planejamentos e Estudos da CAPES, tendo como público alvo gestores da área de pesquisa, funcionários da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e representantes das universidades.

“Essa exposição do trabalho da Capes é um projeto piloto que estamos começando aqui na Fundação Araucária, e que temos o objetivo de estendê-lo a algumas Fundações de Amparo  à Pesquisa (Fap´s) e instituições que trabalhem com o mesmo intuito, sendo estrategicamente escolhidas por meio do crescimento que apresentaram nos últimos tempos e que ainda podem apresentar”, afirmou Cardoso.

No local também foram apresentados o histórico e a evolução dos conceitos e trabalhos da Capes e exposta a construção e importância dessa evolução. “O curso foi de grande valia para o nosso trabalho, pois foram mostradas alternativas para ações que temos que aplicar diariamente e também passamos a conhecer o porquê e o funcionamento de iniciativas e medidas realizadas pela Capes”, disse o diretor da Agência de Inovação da Universidade Tecnológica do Paraná, Gilberto Branco.

Para o diretor de pesquisa da Unicentro, Ricardo Miyahara, esse encontro serviu para obter novos parâmetros para o trabalho na Universidade. “Temos vários projetos que estão em fase inicial da Unicentro, portanto os parâmetros que foram repassados nesse curso, projeções e dados promissores do ensino superior e programas na área também nos auxiliarão na aquisição de novas experiências para serem aplicadas em nossos programas”, comentou Ricardo.