FA participa da reunião dos pontos focais no Palácio Iguaçu 23/11/2016 - 14:30

O  evento que reúne os Pontos Focais de Assuntos Internacionais de cada Secretaria Estadual foi realizado nos últimos dias, no Palácio Iguaçu. Cada secretaria, ou autarquia do Estado, possui um representante que participa das reuniões e leva os assuntos referentes à sua área de atuação para serem discutidos.  O diretor científico da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos, representou a instituição no evento.

A Secretaria para Assuntos Estratégicos tem como atribuição legal o assessoramento ao Governador na promoção de ações de integração e desenvolvimento de parcerias internacionais.

Parcerias internacionais

Durante a reunião,  Michael Proctor, vice-presidente das Iniciativas Globais da Universidade do Arizona fez uma comparação dos pontos de convergência entre o Paraná e o Estado do Arizona, nos Estados Unidos. Os principais pontos estão nas questões indígenas, nos cuidados com a água, na agricultura e nos problemas relativos às áreas de fronteiras. Ele acredita que a partir desses pontos é possível criar parcerias entre o estado do Arizona e o Paraná. Além disso, a Universidade do Arizona é referência na área internacional e poderá ajudar as universidades paranaenses noprocesso de internacionalização.

Seminário

Eliane Segati Rios Registro, coordenadora de Relações Internacionais da UENP – Universidade Estadual Norte do Paraná falou sobre o Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, que acontece anualmente. Em 2016, ele está sendo coordenado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e possui como tema: A Internacionalização na Gestão Universitária, que tem o objetivo de criar espaços de reflexão sobre o papel da internacionalização para o desenvolvimento da universidade.

Ainda durante a reunião, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgou o programa estratégico Paraná Fala Inglês, que tem o escopo de ofertar cursos presenciais gratuitos de língua inglesa para alunos, professores e agentes universitários das Universidades Estaduais de todo o Paraná.

Parcerias locais

A reunião contou também com a presença de representantes da AMCHAM – Câmara Americana de Comércio. Sr. Gustavo Silvino, Gerente Regional apresentou aos pontos focais um breve histórico da Câmara que em 2019 completará 100 anos. A AMCHAM realiza em torno de 200 encontros corporativos ao longo do ano com o objetivo de realizar trocas, capacitações e instruções ao empresariado local.

Os pontos focais foram convidados pela Amcham a participar de dois eventos neste mês de novembro. O primeiro será um debate sobre o engajamento do setor privado na relação com os refugiados; e o segundo, o CEO Fórum, que contará com a presença de três CEO’s de relevância em âmbito nacional (Embratel, IBM e Cargill).

Fonte: Secretaria Estadual para Assuntos Estratégicos.