FA participa de Chamada Pública que trará pesquisadores britânicos às instituições brasileiras 19/08/2016 - 12:50

O CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e as UK Academies, por meio do Fundo Newton, lançaram chamada para trazer pesquisadores britânicos a instituições brasileiras por períodos que variam de 15 dias a quatro anos. As propostas serão aceitas do dia 1° de setembro até 24 de outubro, selecionadas em outubro e executadas a partir de março de 2017. 

Ao todo 16 FAPs, incluindo a Fundação Araucária, aderiram à chamada que internacionaliza a pesquisa nacional com parcerias entre brasileiros e britânicos. É obrigatório que os proponentes tenham um parceiro de pesquisa local, com quem desenvolverão atividades conjuntas. 

O processo de internacionalização das universidades paranaenses vem sendo uma das prioridades da Fundação Araucária, ou seja, o reconhecimento internacional das pesquisas desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior contribuiu para este processo, resultando na consolidação de acordos com diversos países. Repercutindo ainda, na qualidade e avaliação dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das universidades paranaenses. São três as modalidades de apoio disponíveis nesta chamada: 

• Fellowships: nesta modalidade o apoio será em duas categorias, Jovens Pesquisadores (que obtiveram titulação de doutorado entre 2 a 7 anos atrás) e Pesquisadores Sênior (titulação de doutor obtida há mais de 7 anos); 

• Research Mobility Grants: são consideradas dois tipos de missões, com até 15 dias de duração, e de 16 dias a 3 meses. Para o caso do estado de São Paulo serão considerados os períodos de 7 dias a um mês ou de um mês a um ano de duração; 

• Young Investigator Grants (apenas estado de São Paulo): apoia projetos de pesquisa com duração de até 4 anos, com quotas de bolsas previstas para alunos não graduados, mestrandos e doutorandos que podem auxiliar em partes do projeto. 

São elegíveis os pesquisadores britânicos nas áreas das Engenharias, Ciências Naturais, Humanas, Sociais e Médicas (incluindo pesquisa clínica e orientada a pacientes). Entre outros requisitos, os candidatos devem ter um co-proponente brasileiro, título de doutor e cargo acadêmico ou atividade pós-doutoral que exceda o período que vai permanecer no Brasil. Os critérios de seleção incluem o histórico dos candidatos, a qualidade da proposta e sua adequação à instituição que acolherá o pesquisador, os benefícios da estada no Brasil à carreira do mesmo e as perspectivas de colaboração a longo prazo. 

Em caso de dúvida, contate: fundonewton@confap.org.br. As propostas deverão ser submetidas a partir de 1º de setembro pelo link: http://sigconfap.ledes.net. 

Para ter acesso à chamada pública, basta acessar: www.fappr.pr.gov.br - link: Chamadas & Projetos – Chamadas Abertas. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP.

GALERIA DE IMAGENS