FA participa do Fórum de debate realizado na Associação Comercial do Paraná 20/03/2014 - 17:10

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, participou nesta quinta-feira (20) do Fórum de debate organizado pela Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pela Associação Comercial do Paraná (ACP), o evento foi realizado na sede da instituição. O principal objetivo do debate é o de apresentar o trabalho, avanços, conquistas e funcionamento da Secretaria aos integrantes da ACP e também aos representantes dos diferentes segmentos da sociedade.

“Agradeço a disponibilidade que todas as autoridades aqui presentes sempre nos oferecem, os esclarecimentos e informações repassadas são de extrema importância para que parcerias sejam firmadas”, afirmou o vice-presidente e coordenador do Conselho das Câmaras Setoriais da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina.

No local, os dados, projetos e programas das instituições vinculadas à Secretaria foram apresentados. “Procuramos sempre novas parcerias, para que a partir disso, possamos agregar conhecimentos específicos e gerais nas mais variadas áreas, aumentando dessa forma, os recursos para o financiamento de mais projetos, programas e bolsas”, destacou Paulo Brofman.

Representantes de diferentes segmentos da sociedade puderam expor ideias, propostas e reivindicações para as autoridades. “Considero todas as considerações válidas, pois dessa forma conseguimos chegar a um ponto comum e identificar as formas mais eficazes de aplicação de uma ação ou iniciativa. Aproveito para afirmar a todos que tenho muito orgulho de hoje estar à frente da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pois o Paraná investe muito nessa área”, ressaltou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

No Fórum foi destacado o Paraná como referência no Ensino Superior com relação às universidades estaduais. “Posso fazer um comparativo que comprova essa referência: As nossas universidades estaduais possuem cerca de 100 mil alunos matriculados e temos aproximadamente 10 milhões de habitantes, já São Paulo, por exemplo, possui cerca de 40 milhões de habitantes e tem aproximadamente 160.000 alunos matriculados em suas universidades. Esse fato comprova o comprometimento, a qualidade e o investimento que são aplicados pelo Governo do Estado do Paraná”, informou o secretário.