FA promove Seminário de Formação de Executivos em Ciência, Tecnologia e Inovação 01/06/2015 - 16:50

A Fundação Araucária promoveu nesta terça-feira (23), o Seminário de Formação de Executivos em Ciência, Tecnologia e Inovação, na modalidade de MBA para a formação de executivos nessa área. O Seminário foi realizado no Campus da Indústria – FIEP e contou com palestras do assessor de planejamentos e estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Manoel Cardoso e também Consultora – Ana Lúcia Assad.

“O nosso objetivo com a realização desse seminário é o de promover discussões que possam auxiliar no crescimento e evolução da Ciência, Tecnologia e Inovação do nosso Estado. E como sempre gosto de afirmar que o desenvolvimento dessas áreas é considerado sementes do crescimento social e econômico de uma nação”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Com a organização do pretende-se criar condições para o aprimoramento dos sistemas público e privado de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), por meio da capacitação de profissionais que atuam na gestão de programas, processos e projetos, favorecendo a melhoria da performance desses operadores, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como o crescimento econômico.

“Toda e qualquer ação voltada para o aprimoramento de ideias e fortalecimento de ações voltadas à ciência, tecnologia e inovação é válida. Parabenizo essa iniciativa e reitero meu total apoio”, disse o presidente do conselho paranaense de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação – Edilson Silveira.

Um dos principais objetivos do seminário de formação de executivos em ciência, tecnologia e inovação foi o de futuramente ser constituído um MBA em excelência nessa área. “Temos muito em participar de um evento como esse, pois motiva a analisarmos todos os aspectos em que a CT&I já evoluiu, mas também nos alerta a colocarmos em prática o que já abordado para não voltarmos nos mesmos pontos em um próximo debate”, comentou  pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Paula C. Tevilatto.

Com o tema “Formação de Recursos Humanos para Inovação”, o palestrante Manoel Cardoso abordou questões gerais sobre o treinamento de um futuro gestor para trabalhar diretamente com assuntos relacionados à inovação. “Temos que formar realmente gestores para lidarem com os desafios diários que os profissionais enfrentam nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Porque hoje, o que acontece, é a disponibilização de profissionais dos mais variados segmentos sem ter como foco a gestão”, informou Manoel.

Já a consultora Ana Lúcia Assad ministrou uma palestra relacionada às “Políticas Públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação” e também discutiu aspectos sobre “O Brasil no processo de Internacionalização do Ensino Superior, da Ciência, Tecnologia e Inovação”. “O intuito é o de informar de uma forma geral  o que existe de políticas públicas e de internacionalização aplicadas à CT&I e o que ainda pode ser feito”, ressaltou Ana.

O diretor presidente da Fundação de Desenvolvimento da Unicentro (FAU) e professor do curso de economia da mesma Universidade, Fernando Franco Netto participou do seminário e achou bastante relevante todas as informações repassadas. “Os assuntos abordados são muito interessantes e também serviram para nos ambientar qual momento vivemos com relação à ciência, tecnologia e inovação”, disse Fernando.