FA tem quatro projetos aprovados na chamada em parceria com as UK Academies 10/02/2016 - 17:00

Quatro pesquisadores paranaenses tiveram seus projetos aprovados e que serão financiados pela Fundação Araucária. São projetos referentes à chamada internacional em parceria com as UK Academies. Dois são da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Eduardo L. Kruger e Richard Demo Souza. Um da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR): Alexandra Cristina Senegaglia e um da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG): Antonio Marcos Batista. 

São três as modalidades de auxílio: Fellowships, Research Mobility Grants, e Young Investigator Grants (esta última apenas no estado de São Paulo). As áreas de pesquisa atendidas foram: Engenharias, Ciências Naturais, Humanas, Sociais e Médicas (incluindo pesquisa clínica e orientada a pacientes). O início das atividades contempladas começará em março. A chamada internacional foi lançada em julho de 2015 e encerrou a submissão de propostas em outubro. 

Lançada em parceria com as Academias Britânicas no escopo do Fundo Newton e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), a chamada internacional viabiliza a vinda de pesquisadores do Reino Unido ao Brasil para desenvolver estudos com parceiros brasileiros, por períodos que variam de duas semanas a quatro anos. 

Os pesquisadores selecionados no Paraná poderão solicitar o recurso à Fundação Araucária até a próxima sexta-feira (19), por meio do detalhamento dos seus projetos no sistema SigAraucária. Por ser uma chamada internacional, compete à Fundação Araucária apenas a contratação direta, sem a necessidade de abertura de um novo edital, seguindo a legislação. 

Em todo Brasil foram submetidas 96 propostas, das quais 55 serão financiadas. Ao todo, 17 FAPs estiveram envolvidas na chamada, sendo que 11 delas, incluindo a Fundação Araucária, tiveram projetos selecionados em seus estados e vão dar contrapartida aos valores investidos pelo Fundo Newton. 

Para conhecer os 55 projetos aprovados, clique aqui. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP.

GALERIA DE IMAGENS