FAPERGS tem 168 projetos do PPSUS avaliados por consultores Ad Hoc do estado do Paraná 09/08/2013 - 15:10

Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) trouxeram, nos últimos dias, projetos inscritos no Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), com o objetivo de serem avaliados por consultores Ad Hoc, na Fundação Araucária.

A parceria nasceu de uma conversa entre os diretores científicos das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP's) do Brasil. A ideia é de trabalhar como uma rede de apoio para realização de Comitês de Avaliação.

“Quanto ao PPSUS é uma ação compartilhada com a FAPERGS, por meio da cooperação na avaliação de propostas por consultores ad hoc realizada por especialistas da área de saúde e de biológicas do estado do Paraná, visando a análise de mérito e verificação da aplicabilidade ao SUS”, destaca a diretora científica da Fundação Araucária, Janesca Alban Roman.

O PPSUS envolve parcerias no âmbito federal e estadual. No nível federal participam o Ministério da Saúde, por meio do Decit, que é o coordenador nacional do Programa, e o CNPq, que é a instituição responsável pelo gerenciamento técnico administrativo do PPSUS em nível nacional. Na esfera estadual estão envolvidas as Fundações de Amparo a Pesquisa (FAP) e as Secretarias Estaduais de Saúde (SES).

“A experiência de ter feito o trabalho de avaliação utilizando o espaço da Fundação Araucária foi muito enriquecedor, pois contamos com consultores Ad Hoc de diferentes instituições e pudemos trocar ideias, experiências, tendo como consequência um grande aprendizado. Foram avaliados 168 projetos por consultores Ad Hoc e também por um comitê de especialistas”, afirma a assessora técnica da FAPERGS, Simone Borba Rodrigues.

GALERIA DE IMAGENS