Feira leva inovação ao setor produtivo 20/08/2014 - 17:10

Promover e executar ações para criar um ambiente propício ao surgimento e atração de atividades econômicas de base tecnológica que conduzam ao desenvolvimento econômico do Paraná é o objetivo da Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades (Inovatec-Cascavel 2014), que aconteceu entre os dias 19 e 20.O evento também contou com a presença do diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr.

A Feira pretende auxiliar empresas que desejam parcerias para pesquisa e inovação e é promovida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec) e  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Conta também com o apoio da Fundação Araucária.

A Inovatec é uma oportunidade para empresas que buscam inovar, visto que proporciona o encontro das instituições de ciência e tecnologia, provedores de serviços tecnológicos e o setor produtivo. A interação destes atores possibilita transformar o conhecimento gerado nas instituições de pesquisa em novos produtos, processos e serviços.

Informações tecnológicas

Ao reunir instituições provedoras de ciência e tecnologia e prestadores de serviços, o evento facilita e reduz o custo do contato inicial com as empresas visitantes, acelerando o processo de transferência de conhecimento. Sendo assim, é um importante momento de diálogo entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e a sociedade.

As universidades terão a oportunidade de levar ao público empresarial pesquisas e projetos de significativo impacto para os setores produtivos, disseminando fontes de informações tecnológicas para o processo de inovação nas empresas.

Demandas do mercado

Os organizadores do evento, entre os quais o Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unioeste, salientam que as universidades e centros de pesquisa apresentarão seu potencial de pesquisa e inovação e prospectarão oportunidades de parcerias para o atendimento de demandas oriundas do mercado.

As atividades do dia 20 foram realizadas na Agrotec, dentre elas, debates que abordaram: agronegócio; veterinária; alimentos; leite e derivados; logística e tecnologia da informação; energia; meio ambiente e química; saúde e construção civil.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste

GALERIA DE IMAGENS