Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação do sul conta com a participação da Fundação Araucária 29/05/2014 - 17:30

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) sedia, nesta quinta e sexta-feira (29 e 30), o Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa Regional Sul - FOPROP-Sul. O Fórum nacional foi criado em março de 1985, durante o primeiro Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior, na época com participantes apenas da região Sudeste. O evento também conta com a participação do presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

“Promover encontros, reuniões, fóruns e congressos dentro do mundo da pesquisa e da academia deve ser uma constante, e no estado do Paraná, isso vem acontecendo continuamente. Pois nessas ocasiões, podemos trocar ideias e informações, conhecer novos projetos e pesquisas e identificar formas mais adequadas e eficazes na aplicação de investimentos”, destaca Brofman.

O tema desta reunião é “Pesquisa, Financiamento e Internacionalização” e reúne 45 Pró-Reitores de IES da região sul, além de representantes de agências de fomento, como a CNPq, Capes e Fundação Araucária. Estão sendo debatidos os diferentes aspectos da realidade da pesquisa e pós-graduação no país: investimento, recursos, parcerias, legislação, tecnologia, etc.

O Fórum representa as IES do país junto a instituições nacionais e estrangeiras de fomento à pesquisa e pós-graduação. Ele congrega esforços na identificação das necessidades nas áreas de pesquisa e pós-graduação, e propõe às agências de fomento a adoção de políticas para implementação de soluções. Também assessora a concepção, o planejamento, organização, desenvolvimento e execução de políticas de pesquisa e pós-graduação no país; promove encontros e divulgação científicos, além de intercâmbio e cooperação com os Fóruns de Pró-Reitores de graduação, extensão e administração.

Estão ainda entre seus objetivos incentivar, planejar e promover relações institucionais entre as IES e outros setores, visando estabelecer parcerias, e também formular, estudar, avaliar e implementar propostas de fomento, demanda, aplicação e especificação de tecnologias, por meio de ações integradas entre as IES filiadas e segmentos organizados da sociedade.


Fonte: Universidade Estadual de Londrina - UEL

GALERIA DE IMAGENS