Fórum destaca a importância da internacionalização para promover a evolução da ciência, tecnologia e inovação no Brasil 16/11/2015 - 15:50

O Fórum Nacional do CONFAP, realizado entre os dias 12 e 13, em Alagoas, contou com uma palestra de abertura, do Fábio Guedes Gomes, diretor presidente da FAPEAL (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas), com o tema: “Ciência e Pesquisa no Brasil: evolução, panorama regional e formas de apoio em Alagoas. Contando também com a presença e fala do presidente do CONFAP, Sergio Gargioni. 

Agências Federais 

Foi organizada uma mesa-redonda com representantes da Capes, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o tema “Programas e Convênios com Agências Federais: perspectivas e prioridades para o cenário orçamentário de curto e médio prazo”. 

A primeira apresentação foi realizada pelo diretor de Avaliação da Capes, que ressaltou que todos os acordos firmados pelo Programa de Cooperação Capes/ Faps estão mantidos, assim como as bolsas. “Esse é um momento em que é necessário fazer uma reavaliação dos programas e também corrigir as assimetrias entre os estados”, destacou. 

O superintendente da Área de Apoio à Ciência, Inovação, Infraestrutura e Tecnologia da Finep, André Cabral, fez uma avaliação do cenário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil em 2015, destacando que o país possui uma defasagem tecnológica de 40 anos em comparação aos Estados Unidos. Ao final de sua explanação, ele deu sugestões de ações a serem tomadas. 

Durante sua fala, a representante do CNPq, Ana Paula Reche, destacou o grupo de trabalho conjunto da instituição com o Confap e as limitações orçamentárias do governo federal diante do cenário de crise nacional. 

Internacionalização 

O coordenador da área internacional do CONFAP, Mario Neto Borges apresentou um levantamento de todas as parcerias internacionais atuais do Confap, com dados a respeito de número de propostas vencedoras, FAPs participantes e chamadas públicas ainda abertas. Contando também com a presença dose dos representantes do Conselho Britânico, Diego Arruda e Camila Almeida. 

Em se tratando do Fundo Newton, Diego Arruda afirmou que o Brasil está sendo muito bem visto pelos britânicos. “O Confap tem sido lembrado pelos esforços nas contrapartidas e também por sua capilaridade. A transparência e o diálogo são duas das coisas mais importantes em parcerias internacionais e essa tem sido uma característica da relação com o Conselho”, destacou. 

Ele ainda ressaltou que alguns estados que ainda não conseguiram submeter propostas no âmbito do Fundo Newton devem criar arranjos regionais estratégicos para que todos consigam participar. 

No evento, foi realizada uma apresentação pela gerente de comunicação da Global Challenges, Maria Paola de Salvo, sobre a participação brasileira nos editais da Bill & Melinda Gates Foundation e a importância das Fundações de Amparo à Pesquisa nesta relação. 


O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, representou o CONFAP no evento que aconteceu na China, o “Grand Challenges Meeting 2015”, também organizado pela Bill & Melinda Gates. Esse encontro é feito anualmente e é referente aos grandes desafios relacionados à saúde global, desenvolvimento de inovação e colaboração científica entre grupos e pesquisadores internacionais , e no Fórum, Brofman apresentou os resultados da missão.

Fonte: Assessorias de Comunicação da FAPEAL/CONFAP.

GALERIA DE IMAGENS