Fundação Araucária abre inscrições para bolsas de Mestrado e Doutorado 08/08/2014 - 14:00

A Fundação Araucária em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abriu três Chamadas Públicas para concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado. Duas delas são voltadas para a capacitação de docentes das instituições públicas de ensino superior do Paraná.

Visando promover a consolidação e o fortalecimento dos cursos/programas de Pós‐Graduação Stricto Sensu paranaenses , serão concedidas 154 bolsas de Mestrado e 20 de Doutorado para todas as áreas do conhecimento. O prazo para submissão das propostas é até 11 de agosto.

As bolsas de Mestrado têm duração de até 24 meses, no valor mensal de R$ 1.800,00. Na modalidade Doutorado o valor mensal da bolsa é de R$ 2.700,00, com duração de até 48 meses. O resultado deve ser divulgado a partir do dia 10 de novembro.

E com o objetivo de promover a capacitação, qualificação e o aprimoramento dos docentes das instituições públicas de ensino superior do Paraná e de incentivar a realização de Mestrado e Doutorado no país, em todas as áreas do conhecimento, outras duas Chamadas Públicas estão abertas. Estes editais também visam contribuir para a consolidação de grupos de pesquisa existentes e para estímulo à cooperação acadêmica.

Pelo Programa de Apoio à Capacitação Docente das Instituições (Mestrado) o valor mensal da bolsa de estudo é de R$ 1.500,00, por até 11 meses. Serão apoiadas 20 propostas este ano e 20 em 2015. O programa também prevê apoio à mobilidade do orientador e bolsista no valor de até R$ 8 mil por proposta.

Já o Programa de Apoio à Capacitação Docente das Instituições (Doutorado) oferece bolsas R$ 2.200,00 mensais, por até 26 meses. Serão apoiadas 30 propostas este ano e 30 em 2015. Este programa também prevê apoio à mobilidade do orientador e bolsista no valor de até R$ 10 mil por proposta.

O prazo para submissão das propostas é até o dia 30 de agosto e os resultados devem ser divulgados a partir do dia 20 de outubro no site da Fundação Araucária www.fappr.pr.org.br .