Fundação Araucária organiza evento relacionado às energias renováveis onde representantes de segmentos da área da Universidade de Birmingham e do Paraná estiveram reunidos 20/05/2014 - 10:50

Com o objetivo de identificar áreas de possíveis cooperações científicas entre o Reino Unido e o Paraná nos sistemas de energias renováveis, a Fundação Araucária organizou a reunião UK – Brazil Interaction Meeting on Cooperation in Future Energy System Innovation, na última quinta-feira (15), no Campus da Indústria. O evento contou com a participação de representantes da Universidade de Birmingham.

“A partir dos contatos, reuniões e conversas que realizamos na Missão Científica, no final do ano passado, no Reino Unido estamos organizando esses encontros extremamente importantes, que fazem com que experiências sejam trocadas e disseminadas. A internacionalização deve ser uma das prioridades dentro da Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, também esteve presente no evento. “Temos orgulho do nosso estado, pois possuímos sete universidades estaduais que suprem muito da demanda existente. Procuramos valorizar e investir o máximo possível para que o Paraná possa ser reconhecido como referência na Ciência e Tecnologia por outros estados e países, e dessa forma, contribuir para o crescimento e evolução dessas áreas”, afirmou o secretário.

No local, foram apresentados temas como: O sistema de energia do futuro do Reino Unido – desafios e oportunidades; Armazenamento de energia e desenvolvimentos relacionados; Brasil – Cenários de Smart Energy; Smart Energy no Paraná; Mecanismos de Inovação e a Valorização da flexibilidade das ações com relação às áreas em questão.

“O Brasil e o Reino Unido possuem áreas territoriais e projetos bastante parecidos com relação às fontes de energias. Portanto, a troca de ideias, informações e a discussão de parcerias tornam-se fundamentais”, informou o professor Richard A. Williams, da Universidade de Birmingham.

Participaram também do evento o professor Jonathan Radcliffe,a diretora de relações internacionais Andréa Edwards e Patricia Borsa que também trabalha na área de suporte e relações entre os dois países, os três são da Universidade de Birmingham, o analista de Ciência e Tecnologia – Dante Luiz Da Ros Hollanda – vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), integrantes do Comitê Gestor do projeto Smart Energy Paraná, pró-reitores de pesquisa das Universidades do Paraná e o diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr.

GALERIA DE IMAGENS