Fundação Araucária participa da nova versão do programa INCTs 06/06/2014 - 23:40

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, anunciaram nesta sexta-feira (6) a nova edição do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). O evento aconteceu na sala Álvaro Alberto, no edifício sede do CNPq.

Na ocasião, foi lançado o novo edital de apoio aos INCTs, com investimentos que totalizam R$ 641,7 milhões, entre recursos oriundos do governo federal e de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 13 estados, mais o Distrito Federal. A Fundação Araucária é uma dessas instituições que entrará com a contrapartida de R$10 milhões.

“Essa iniciativa promove o desenvolvimento dos principais grupos de pesquisa do Brasil, gerando um retorno social e a evolução na pós-graduação”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, que também esteve presente no evento.

A chamada pública visa promover a consolidação dos INCTs que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e estimular a formação de novas redes de cooperação científico-institucional de caráter nacional e internacional. A chamada é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, em parceria com Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e as FAPs de 13 estados,mais o Distrito Federal.

No local, também foi feito um balanço do programa, lançado em julho de 2008 com o objetivo de mobilizar, de forma articulada e com atuação em redes, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em segmentos considerados estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país.

Para mais informações sobre a chamada, basta entrar nesse link: http://inct.cnpq.br/documents/10180/124986/Chamada+INCT_16-2014.pdf/3d511440-8d6f-413c-ac64-176b7ac02902

Fonte: Assessoria de Comunicação CNPq/ Fotos: Marcelo Gondim

GALERIA DE IMAGENS