Fundação Araucária renova parceria com Fundação a PTI 16/12/2016 - 11:10

A Fundação Araucária renovou o termo de cooperação com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) no último dia 09. Por meio da ciência, da tecnologia e da inovação, as duas entidades pretendem dar continuidade à promoção do desenvolvimento territorial, uma parceria que iniciou em 2012 e que já vem apresentando resultados no desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas no oeste paranaense.

A assinatura do termo entre as duas instituições foi no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), no recém-inaugurado laboratório multiusuários Enedina Marques Alves. A intenção é que a FPTI e a Fundação Araucária promovam, por meio da cooperação técnico-científica, o desenvolvimento e execução conjunta de ações em editais de P,D&I a serem lançados a partir de 2017. 

O diretor superintendente do PTI, Juan Carlos Sotuyo, enfatizou a importância da parceria com a Fundação Araucária. “Estamos vivendo um momento de quebra de paradigmas muito importante, com essa relação interinstitucional e multidisciplinar. A parceria com a Fundação Araucária é muito importante porque nos dá a credibilidade necessária para continuar avançando e ampliar a nossa atuação”, destacou. 

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman, comentou que o Paraná tem potencial e tem tido uma atuação importante na área de ciência e tecnologia. “O PTI é um dos exemplos de que, quando a gente se dedica e tem determinação, e fundamentalmente tem um pouco de dinheiro, nós que somos pesquisadores fazemos a diferença”, afirmou. 

Brofman falou ainda da importância dos investimentos governamentais em ciência e tecnologia. “É preciso ter coragem para investir nessa área, que vai trazer valores agregados, como dinheiro ao Estado e municípios, que vai permitir o investimento em saúde, educação, segurança e moradia; pilares de qualquer governabilidade. É preciso entender que o resultado não vem em um ou dois anos, mas que só é tido quando a semente é plantada”, reforçou.

Sobre o PTI 

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) é um ambiente de promoção do desenvolvimento territorial sustentável, onde economias baseadas no conhecimento e na inovação são fomentadas, gerando riqueza, equidade e inclusão social. Com um modelo de operação inovador, o PTI integra instituições de ensino e pesquisa, entidades governamentais e empresas da iniciativa privada em prol do desenvolvimento científico e tecnológico, da inovação, da formação de competências, da qualificação técnica e do fortalecimento de atividades produtivas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FPTI.

GALERIA DE IMAGENS