Fundação Araucária tem nova diretoria 14/02/2019 - 08:50

A nova gestão da Fundação Araucária (FA), que vai até janeiro de 2023, terá como presidente Ramiro Wahrhaftig, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação será Luiz Márcio Spinosa e o diretor Administrativo e Financeiro será Gerson Luiz Koch. A diretoria executiva da instituição foi nomeada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a partir de listas tríplices de indicações de nomes aprovadas pelo Conselho Superior da FA.

Aproveitar o grande potencial humano de doutores no Paraná, cerca de 16 mil, para alavancar ainda mais a posição do estado na produção científica nacional e internacional será a principal linha de trabalho da nova gestão, segundo o presidente Ramiro Wahrhaftig. “Nós vamos priorizar os ativos de produção da ciência, tecnologia e inovação para a geração de riqueza para a sociedade, isto é que reflita na geração de emprego e renda. Assim, a parceria com o setor produtivo é fundamental”, ressaltou.

Engenheiro Civil, com mestrado em Planejamento Energético, pela UFRJ e doutorando em Gestão de Tecnologia, na Universidade de Tecnologia de Compiègne – UTC, França. É pesquisador visitante na Universidade do Texas em Austin, EUA, onde é Research Fellow do IC2 Institute. Também foi pesquisador visitante na Universidade de Tecnologia do Twente, Holanda, na Universidade McGill, Canadá, e na Universidade do Texas em Austin, EUA. 

Já foi secretário de Estado da Educação do Paraná, também secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), acumulando em 2002 a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo. Foi professor, vice-reitor de Pesquisa e Extensão e assessor da Reitoria da PUCPR. Nos últimos anos esteve na Itaipu Binacional, como diretor de Coordenação e assessor do diretor Geral (2017), por último, ocupou o cargo de Diretor Superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu (2017-2018). 

Com quase dezenove anos de história, a Fundação Araucária tem desenvolvido importante papel no desenvolvimento científico e tecnológico do estado.  

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Márcio Spinosa, ressaltou o papel da Fundação como interlocutor e facilitador neste processo junto às instituições e comunidade científica. “Acredito que uma importante contribuição a este desenvolvimento será obtida por meio da inovação e pela nossa capacidade de responder ao atual desafio da Transformação Digital, em suas diversas manifestações.” Afirmou ainda que “o Paraná possui excelentes ativos e atores para a organização de ecossistemas de inovação e que a Fundação Araucária pode ser elemento chave para cumprir este papel.” 

O orçamento da Fundação Araucária previsto para 2019, considerando recursos do Governo do Estado e de parcerias, é de aproximadamente de R$ 100 milhões. Atualmente a instituição subsidia cerca de três mil bolsas de pesquisa e 134 projetos. 

No comando da diretoria administrativa e financeira, Gerson Luiz Koch, servidor da Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Estado do Paraná, lembrou que seu setor deve funcionar como viabilizador das ações da FA, criando condições e disponibilizando recursos financeiros e de inteligência para que esta possa desempenhar o seu papel. “A Fundação deve ser um fio condutor e elemento indutor das ações em busca do desenvolvimento científico e tecnológico no estado. Para tanto deve ter atuação forte no mapeamento e integração de ativos de desenvolvimento, possibilitando a sinergia de esforços e utilização de recursos de maneira inteligente e coordenada, propiciando a competitividade e o acelerado desenvolvimento sustentável”, enfatizou o diretor administrativo. 

- Gerson Koch é graduado em Administração de Empresas, especialista em Organização e Planejamento, especialista em Gestão do Meio Urbano. Mestre em Ciências da Gestão e doutorando em Gestão de Projetos na Universidade de Ciência e Tecnologia de Lille, na França. Funcionário de carreira da Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Estado do Paraná, foi diretor administrativo do Paraná Tecnologia, diretor geral da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná-UGF da Seti. Também exerceu o cargo de diretor da Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná).  

- Luiz Márcio Spinosa é Pós-doutor em Inovação pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), doutor e mestre (DEA) em Informática e Produtrônica pela Universidade d´Aix-Marseille (FR), especialista em Inovação pela Universidade do Texas (EUA) e pela Universidade Simon Fraiser (CAN), mestre em Engenharia Mecânica e Bacharel em Ciências da Computação pela UFSC. Atualmente professor e pesquisador na área de ecossistemas de inovação e engenharia do conhecimento, coordenador do Grupo de Pesquisa Modelos e Sistemas Nacionais de Inovação da Triple-Helix Association originária da Universidade de Stanford (EUA), pesquisador visitante da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) e diretor Acadêmico e Científico do LabCHIS (Unilivre/UFSC).  

Foi professor titular da PUCPR, implantou e dirigiu a Agência PUCPR de Inovação e o PUCPR Tecnoparque, diretor de Integração e Planejamento Estratégico na mesma instituição. Também foi pesquisador visitante do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do Paraná da FIEP, coordenador do MBA Internacional em Gestão da Inovação da FIEP/SENAI, coordenador do Programa Estratégico W-Class em TIC da SETI Governo do Paraná. Atuou em Programas de Pós-graduação em Administração, Engenharia de Produção e Sistemas e Gestão Urbana. Possui mais de 100 trabalhos científicos e técnicos publicados. Participou em mais de 50 projetos nacionais e internacionais de pesquisa e desenvolvimento.

GALERIA DE IMAGENS