Governado do Estado assina autorização do Termo de Cooperação que será firmado entre a FA, SETI e SENAR 20/12/2016 - 14:10

Com os objetivos de implantar uma rede de pesquisa sobre o uso, manejo e conservação do solo e água no Estado do Paraná e de definir critérios técnicos de sistemas conservacionistas visando a redução de perdas em manejos e cultivos regionais do Estado, o governador Beto Richa, assinou nesta terça-feira (20), a autorização do Termo de Cooperação a ser firmado entre a Fundação Araucária (FA), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI)e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O recurso disponibilizado será de R$ 12 milhões.

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman destacou a importância dos investimentos direcionados para a pesquisa científica. “O Governo do Estado mostra sensibilidade com a atenção disponibilizada à ciência, tecnologia e inovação. Nos últimos anos o Paraná investiu mais de R$ 380 milhões em pesquisa, concedeu por meio da Fundação Araucária mais de 17 mil bolsas para professores e estudantes desenvolverem pesquisas que proporcionem repercussão social e econômica para a sociedade parananense”, disse.

O Termo de Cooperação é relacionado ao Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná e é vinculado às ações da Rede Estadual de Agro Pesquisa e Formação Aplicada. “Nós nos preparamos para não reduzir investimentos no Paraná. Adotamos medidas amargas, impopulares, mas que hoje fazem do Paraná reconhecido nacionalmente como o Estado com a melhor situação fiscal e financeira do País. Lá, em 2014, quando iniciamos o ajuste fiscal, já havia dito que o Paraná seria o primeiro Estado a sair da crise”, informou o governador Beto Richa.

O recurso de R$ 12 milhões será financiado pelas seguintes instituições: R$ 2 milhões pela Fundação Araucária, R$ 4 milhões pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e R$ 6 milhões pelo SENAR, para os próximos quatro anos. O secretário da SETI, João Carlos Gomes, destacou a importância dos recursos para o desenvolvimento da pesquisa e extensão nas universidades estaduais. “Mais uma vez o Governo do Estado prioriza investimentos que são fundamentais para a busca da excelência do ensino superior no Paraná e na garantia de programas essenciais prestados à população paranaense pelas nossas universidades”, afirmou.

Mais investimentos

Por meio de outro Termo de Cooperação entre a SETI e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), serão repassados cerca de R$ 3,2 milhões para apoio ao Projeto “Apoio à Infraestrutura do IAPAR e à Produção de Sementes Genéticas e Básicas para o Desenvolvimento da Agropecuária Paranaense”. O objetivo do projeto é o desenvolvimento e a disseminação de tecnologias adequadas às diferentes condições socioeconômicas e agroambientais paranaense, garantindo a sustentabilidade dos sistemas de produção utilizados pelos agricultores.

Para o Programa Universidade sem Fronteiras serão repassados mais de R$ 2,5 milhões. No Subprograma Bom Negócio Paraná, que completa quatro anos de existência com cerca de 20 mil empresários capacitados em 270 cidades do Paraná, serão investidos mais R$ 2 milhões. A capacitação e orientação financeira é realizada por meio das universidades estaduais, nas modalidades presencial e a distância (EAD), com o objetivo de estimular o desenvolvimento local e incentivar a geração de emprego e renda. A capacitação de pequenos empresários contribui para fortalecer o setor produtivo, estimulando o cooperativismo e a formalização de empresas.

O Núcleo Maria da Penha – NUMAPE, que já realizou cerca de 16 mil atendimentos em três anos e meio de existência, receberá R$ 495 mil para o desenvolvimento de seis projetos. O núcleo atende à região de Londrina com a promoção de assistência jurídica, psicológica e educativa gratuita às mulheres que vivem em situação de violência intrafamiliar e que necessitam de proteção judicial para a garantia de seus direitos.

Em média, 60 mulheres procuram o NUMAPE todos os meses. “Esses recursos são essenciais pois garantem a continuidade dos serviços prestados pelo núcleo, tendo em vista que a grande demanda de processos judiciais impõe acompanhamento constante pelas advogadas e estagiárias do núcleo, para o cumprimento de prazos processuais, ajuizamento de ações e acompanhamentos nas inúmeras audiências designadas. Além disso, o atendimento psicológico prestado às mulheres agredidas é de suma importância para que a mulher agredida resgate sua dignidade e se fortaleça psicologicamente para enfrentar as lutas diárias no trabalho e na criação dos filhos”, enfatizou a coordenadora do NUMAPE, Claudete Canezin.

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e presidente da Associação Parananense das Instituições de Ensino Superior Público, Luciano Vargas reafirmou a importância dos projetos que estão recebendo recursos. “ Muitos projetos já estão consolidados e com as ações desenvolvidas por professores, alunos e profissionais recém-formados podemos desenvolver pesquisas e principalmente ações que atendem a comunidade e contribuem para resolver conflitos sociais”, destacou Vargas.

Serviço: O Núcleo Maria da Penha conta com uma sala de atendimento jurídico e uma para atendimento psicológico no prédio do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Rua Brasil, 742, Centro, Londrina. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 pela manhã e das 13h30 às 17h30. Para atendimento no núcleo não é necessário agendar previamente, os atendimentos são realizados por ordem de chegada.

Fonte: Assessorias de Comunicação da FA e da SETI.