Governo do Estado investe R$ 22,7 milhões em bolsas e projetos de pesquisa 05/07/2016 - 16:20

A Fundação Araucária (FA) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), lançaram nesta terça-feira (5), cinco Chamadas Públicas que disponibilizam mais de 3 mil bolsas e recursos para projetos de pesquisa. No total, o Governo do Estado está investindo R$ 22.770.000,00 em programas de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação.

O secretário da Seti, João Carlos Gomes, enfatizou a importância dos investimentos repassados pelo Governo do Estado tanto para a manutenção dos programas e projetos em andamento quanto para o lançamento de novas Chamadas Públicas. “Graças à importância dada pelo governador Beto Richa aos investimentos para o incentivo à pesquisa e à inovação, nós temos conseguido, mesmo no momento difícil pelo qual o país passa, cumprir com todos os compromissos assumidos e ainda lançar novos programas para o avanço da ciência no Paraná. Temos dado prioridade para a Fundação Araucária por entendermos que o recurso é sempre muito bem aplicado”, afirmou o secretário.

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBIC/PIBIT (FA), é o que ofertará o maior número de bolsas. São 1,7 mil bolsas que visam incentivar a participação de alunos de graduação no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.

O presidente da FA, Paulo Brofman, lembrou que o foco principal da instituição é o investimento em ideias e pessoas, com mais de 65% do capital voltado para esta finalidade. “E temos tido um retorno muito positivo de toda a comunidade acadêmica. No Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS, por exemplo, recebemos um dos maiores números de projetos do Brasil, cerca de 280 propostas. No Programa de pesquisa em Zika, tivemos dez excelentes projetos inscritos, dos quais três serão contemplados. São alguns números que mostram que o Paraná tem um grande potencial de pesquisadores. Agradecemos o empenho do secretário, João Carlos Gomes, que também por ser um pesquisador, entende as necessidades da comunidade”, disse o presidente da FA.

Outras mil bolsas serão disponibilizadas pelo Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social(PIBIS): Pesquisa e Extensão Universitária (FA), que busca promover a formação de recursos humanos para a pesquisa e a extensão universitária, direcionadas a temas de interesse social; favorecer o acesso e a integração dos estudantes ingressantes no ensino superior por meio do sistema de cotas sociais, à cultura acadêmica.

Os recursos serão destinados ainda ao Programa de Apoio Institucional para Organização, Realização e Participação dos Encontros Anuais de Iniciação Científica (EAIC) e Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI), ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária – PIBEX (FA) e ao Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada que, além de ofertar bolsas de pesquisa, tem o objetivo de promover o fortalecimento institucional da produção científica, tecnológica e de inovação, por meio da concessão de apoio financeiro para a execução de projetos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento.

Ao agradecer pelo grande número de bolsas disponibilizadas à comunidade acadêmica, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Carlos Luciano Sant´Ana Vargas, enfatizou o interesse da diretoria da Fundação Araucária em conhecer os potenciais e problemas das universidades do estado contribuindo para o avanço do Sistema de Educação Superior do Paraná. “Esta forma de administrar fez com que grande parte de nossas demandas pudessem ser atendidas, como bolsa técnico, bolsa produtividade, sênior e as chamadas lançadas hoje. Estes recursos destinados aos programas de pós-graduação contribuem muito para a manutenção destes programas”, disse.

Para o vice-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rogério Andrade Mulinari, a Fundação Araucária sofreu uma grande transformação nos últimos cinco anos. “A Fundação Araucária assumiu notória relevância no Paraná. Graças ao esforço conjunto do Governo do Estado, secretário João Carlos Gomes e ao presidente Paulo Brofman, estamos avançando.”

Poderão participar dos editais estudantes, professores e pesquisadores de instituições de ensino superior públicas e privadas sem fins lucrativos, tanto estaduais como federais, e de institutos de pesquisas sediados no Paraná.

O prazo para submissão de projetos para o Programa EAIC/EAITI é até o dia 15 de julho e para os demais Programas PIBIC/PIBIT, PIBIS, PIBEX e para o Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada, até o dia 4 de agosto. As bolsas de pesquisa têm duração de 12 meses e devem começar a ser pagas já no mês de setembro.

Também participaram do lançamento das chamadas a diretoria da Fundação Araucária, pró-reitores de pesquisa e extensão das universidades estaduais, da PUCPR, da Unicesumar e o coordenador regional do IAPAR em Curitiba, Nilceu R. Nazareno.

Todas as informações estão disponíveis no site www.fappr.pr.gov.br  - no link: Chamadas Abertas.