Governo do Estado investe mais de 19 milhões em ciência, tecnologia e inovação 11/04/2016 - 18:30

O governador, Beto Richa, assinou nesta segunda-feira (11) no Palácio Iguaçu, os contratos para o lançamento de seis chamadas públicas da Fundação Araucária. Elas são relacionadas aos seguintes programas: de pesquisa para o Sistema Único de Saúde/PPSUS; de apoio a núcleos de excelência; de apoio à organização de eventos das associações ou sociedades técnico-científicas e institutos de pesquisa, de pesquisa em Zika Vírus, Chikungunya e Dengue no Estado do Paraná, de pesquisa básica e aplicada para todas as áreas do conhecimento e também a assinatura da chamada pública referente às bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão. Serão investidos mais de R$19 milhões, tendo uma estimativa do financiamento de mais de 300 bolsas e de mais de 400 projetos. 

“A Fundação Araucária vem se destacando cada vez mais pela seriedade e competência pela qual sua gestão é norteada. Mesmo em momentos de crise, todas as bolsas de estudo e recursos destinados a projetos e programas sempre foram pagos rigorosamente em dia”, disse o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes. 

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman destacou o investimento que o Governo do Paraná vem fazendo com relação ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. “Entre os anos de 2011 a 2016 foram investidos até o momento mais de R$383 milhões de reais, aprovados aproximadamente quatro mil projetos e 18 mil bolsas, contando com 113 chamadas públicas lançadas. Devido à credibilidade adquirida pela Fundação Araucária ao longo destes anos, o valor total investido também conta com recursos de parceiros”, informou o presidente. 

As seis chamadas públicas serão lançadas ainda no mês de abril. “Fico muito feliz em saber que conto com profissionais extremamente competentes e que nos auxiliam para o crescimento e sucesso do Paraná como um todo. Sempre gosto de afirmar que as universidades são irradiadoras do conhecimento, por esse motivo, é nossa obrigação investir e apoiar projetos e programas realizados por seus pesquisadores, estudantes e professores”, destacou o governador do estado do Paraná, Beto Richa. 

O evento contou com a participação do diretor geral da SETI - Décio Sperandio; da coordenadora do Ensino Superior da SETI – Sueli Rufini; do diretor científico da Fundação Araucária – Nilceu Jacob Deitos; do diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária – José Carlos Gehr; do coordenador geral da UGF/SETI - Luiz César Kawano e do presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) - Aldo Bona.

 “Sempre gosto de destacar que o Governo do Paraná, por meio da SETI e da Fundação Araucária sempre honrou com seus compromissos e também estuda e aplica novas formas de investimento que contribuem com o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação do nosso Estado”, ressaltou Aldo.

GALERIA DE IMAGENS