Governo do Estado lança Residência Técnica em Gestão Pública 22/11/2016 - 13:20

O Governador Beto Richa assinou, no último dia (16), no Palácio Iguaçu em Curitiba, o termo de cooperação para a realização do Programa de Residência Técnica em Gestão Pública. Foram liberados mais de R$ 14 milhões para o programa que tem como principal objetivo qualificar os servidores públicos estaduais e habilitar profissionais de diferentes áreas. A diretoria executiva da Fundação Araucária também esteve presente no evento.

“Essa é mais uma ação do nosso governo que demonstra o compromisso em valorizar os servidores e garantir uma qualificação do quadro técnico estadual. Com servidores capacitados, o Estado irá cada dia mais se desenvolver e crescer socialmente”, afirmou o governador.

O programa segue o mesmo formato da Residência Técnica ofertada para profissionais da área de saúde. As vagas são destinadas para profissionais das áreas de serviço social, psicologia, direito, ciências contábeis, administração, pedagogia, jornalismo e ciências sociais.

Para 2017 estão previstas 276 vagas para residentes e mais 304 vagas para servidores públicos, de várias cidades do interior do Paraná e Curitiba. O curso de especialização integra o programa de Residência Técnica, com um total de 500h horas/aula. Durante o curso os residentes desenvolvem 30 horas semanais, de atividades ligadas à sua área de formação, em diversos órgãos da administração estadual. O curso na modalidade a distância é gratuito, com duração de 24 meses, e os residentes que não integram o quadro de servidores públicos recebem bolsa-auxílio de R$ 1,9 mil mensais. Um dos requisitos é ter concluído a graduação no máximo há três anos.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes destacou a parceria com as universidades estaduais e Secretarias de Estado para a realização do programa. “Com esse programa inovador de Residência Técnica queremos ofertar capacitação profissional e cidadã de forma integrada às instituições de interesse público. Desta forma estamos ampliando a inserção social da universidade pública”, ressaltou o secretário.

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Luciano Sant'Ana Vargas destacou a capacidade que as universidades estaduais tem para atender as demandas da sociedade. “As universidades estaduais já atingiram um patamar de expertise nesta inovadora forma de qualificar profissionais recém-formados. Além dos residentes, cabe destacar a possibilidade de qualificação dos servidores públicos e dos supervisores, pois com a modalidade de ensino a distância permite-se que o servidor público e os residentes interajam nos projetos desenvolvidos durante o curso”, disse o reitor.

A primeira turma do Programa de Residência Técnica em Gestão Pública, que teve início no começo de 2014 e terminou em 2015, capacitou 141 Residentes e mais 279 servidores públicos que realizaram o curso de especialização. A SETI desenvolve o programa em parceria com Secretaria de Administração e Previdência (SEAP), Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), Secretaria da Justiça e Direito Humanos (SEJU), Casa Civil e as Universidades Estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Maringá (UEM), Centro-Oeste (Unicentro) e Londrina (UEL).

Programa de Residência Técnica – A Residência Técnica é uma das áreas prioritárias aprovadas pelo Conselho Parananense de Ciência e Tecnologia – CCT Paraná. Trata-se de um sistema vinculado ao Programa de Residência Técnica implementado através da Lei n° 16.020, de 19 de dezembro de 2008.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.