II Workshop da Rede BiotecSul conta com a participação da Fundação Araucária 19/10/2016 - 14:50

Com o objetivo de estruturar e de firmar futuramente um Acordo de Criação da Rede BiotecSul, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) organizou o II Workshop da Rede Biotecsul, que foi realizado nesta quarta-feira (19), no Centro Politécnico.

A abertura do workshop contou com a presença do presidente da Fundação Araucária (FA), Paulo Brofman, do professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da cidade de Palotina – RS, Odir Dellagostin, do professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR, Carlos Ricardo Soccol, da representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Maria Cristina Braga, da representante da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elizabeth de Lourdes Nogueira, do professor do departamento de transportes representando o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, Eduardo Ratton e dos diretores administrativo e financeiro e científico da FA, José Carlos Gehr e Nilceu Jacob Deitos, respectivamente.

“A Fundação Araucária apoia diversos programas que priorizam a aplicação da inovação e da tecnologia, como por exemplo, o Tecnova – que disponibiliza recursos às micro e pequenas empresas do estado e também o Programa de Pós- Doutorado de Empresas, que financia bolsas para inserir o pesquisador no setor produtivo. Precisamos passar a ensinar os nossos alunos a pensar e não passar apenas conceitos, os alunos precisam ser questionados com relação a perguntas que ainda não temos respostas. Devemos  incentivar a inovação e o empreendedorismo dentro das universidades”, disse o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

A Rede BiotecSul é apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e possui um grupo fundador integrado por representantes de universidades dos três estados do Sul, as quais atuam de forma consolidada na formação acadêmica em biotecnologia e engenharia de bioprocessos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Paraná). Sendo que o atual coordenador da Rede BiotecSul é o professor Odir Dellagostin.

“Temos como prioridade a aproximação das indústrias de biotecnologia da região Sul do país com o meio acadêmico local. Diferente das outras redes de biotecnologia, a Rede BiotecSul não possui um foco na consolidação dos programas de pós-graduação, mas sim em propiciar um ambiente fértil para geração de novos processos e produtos biotecnológicos, unindo esforços e interesses da indústria e da academia”, informou Dellagostin.

O II Workshop contou com a apresentação de algumas das principais empresas, bem como dos cursos de Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (graduação e pós-graduação) do Estado do Paraná, em uma primeira rodada de divulgação da Rede, que será futuramente replicada em outras cidades dos estados do Sul.

“Esta iniciativa fortalece e solidifica as ações voltadas à ciência, tecnologia e inovação do país, por esse motivo, torna-se de extrema importância”, ressaltou o professor Soccol.

A representante da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elizabeth de Lourdes Nogueira também parabenizou o trabalho realizado a partir da Rede BiotecSul. “A união de esforços entre o público e o privado é fundamental para o desenvolvimento do estado”, destacou Elizabeth.

“É uma satisfação ver uma rede começando de forma diferenciada, como a BiotecSul, pois está sendo adaptada à realidade da região e que futuramente pode ser integrada a todas as redes do país, fortalecendo ainda mais este trabalho”, completou a representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Maria Cristina Braga.