IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional tem como lema: "Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” 14/08/2015 - 17:20

A Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional foi realizada entre os dias 14 e 15, tendo como lema: "Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar" e eixos temáticos: Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública e Fortalecimento do sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, abriu a IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em Curitiba, que tem a presença de 170 delegados oriundos dos municípios paranaenses e mais convidados e observadores. “É uma oportunidade para ampliar a reflexão e o balanço dos programas e ações desenvolvidos e os desafios para a promoção de Segurança Alimentar e Nutricional e a realização do direito humano à alimentação adequada”, disse Norberto. 

O objetivo principal das Conferências Estaduais é mobilizar o governo local e a sociedade civil quanto ao Direito Humano à Alimentação Adequada, soberania e segurança alimentar e nutricional. Uma oportunidade para ampliar a reflexão e o balanço dos programas e ações desenvolvidas. “É uma forma de assegurar a participação social e a gestão interestadual no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar”, afirmou a representante da secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no CONSEA/PR (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e na CAISAN/PR (Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional e também assessora da diretoria científica da Fundação Araucária, Priscila Tsupal. 

Conferência Nacional 

A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, é um evento estratégico entre ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. A Conferência será realizada entre os 03 e 06 de novembro, em Brasília. 

Cerca de 2 mil convidados participam do evento. Todos os estados estarão representados, respeitando-se a diversidade e a pluralidade do país. Dois terços da delegação, formada pela sociedade civil, terá entre seus integrantes representantes indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro, além de outros povos e comunidades tradicionais e a população em geral. 

A 5ª Conferência Nacional terá presença de governadores, ministros de Estado, parlamentares e observadores. Também será prestigiada por convidados nacionais e internacionais. Trata-se de um evento de inegável importância na agenda nacional, com visibilidade política e repercussão nos meios de comunicação.

GALERIA DE IMAGENS