Inovação como processo de evolução do país 15/12/2014 - 18:00

O cirurgião cardíaco e vencedor por três vezes consecutivas do Prêmio Finep de Inovação, Domingo Braile, e sua esposa - Maria Cecília Braile, visitaram a Fundação Araucária, na última semana. Domingo é de São José do Rio Preto (SP) e proprietário da empresa Braile Biomédica, que possui 341 funcionários e 450 produtos diferentes relacionados à cirurgia cardiovascular. 

A Braile Biomédica nasceu do sonho de viabilizar a cirurgia cardíaca no Brasil. Hoje é um avançado polo fabricante de produtos médico-cirúrgico-hospitalares. “Tudo que faço está relacionado à inovação, pois a evolução do país depende disso. Inovar é questão de sobrevivência, nós usamos da inovação, desde a época da pedra”, afirma o cirurgião. 

Parceira de importantes instituições de fomento à ciência e à pesquisa, a Braile Biomédica é empresa inovadora em soluções para Medicina. “Conheço há muitos anos o trabalho da empresa do médico Domingo e reconheço o empenho que disponibiliza em prol da inovação dentro da área da saúde”, informa o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. 

O foco e a determinação da Braile Biomédica em estar na vanguarda da ciência médica têm sido recompensada por meio de importantes conquistas, que reforçam a posição perante o mercado, de empresa inovadora. Só em 2010, a Braile Biomédica teve quatro projetos aprovados de uma só vez no Edital da Finep, no programa de Subvenção Econômica à Inovação. Sendo que nos anos seguintes, conquistou por três vezes consecutivas o Prêmio Finep de Inovação. Os diretores (administrativo e financeiro) José Carlos Gehr e (científica) Janesca Alban Roman,da Fundação Araucária, também estiveram presentes na reunião.

GALERIA DE IMAGENS