Inovatec 2014 elenca sete áreas para inovação 19/08/2014 - 14:50

Promover a interação entre Universidade e empresa é o principal objetivo da Feira Paranaense de Inovação Tecnológica (Inovatec Regional Londrina 2014), aberta no último dia (18), no Hotel Sumatra, no centro da cidade. A feira reunirá até hoje (19) instituições de ensino e pesquisa e o setor produtivo do norte do Paraná, buscando estimular parcerias e promover o contato entre o meio acadêmico e a indústria. A Inovatec é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC).

Na prática a feira impulsiona a inovação tecnológica da região, com foco no ambiente empreendedor. Portanto, a segunda edição traz a Londrina áreas estratégicas do setor produtivo, entre elas, alimentos, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, eletroeletrônica, têxtil e vestuário, saúde e bem estar, e tecnologia da informação e comunicação. A palestra de abertura foi ministrada pela Gestora de Ciência da Natura, Patrícia Moreira, que atua junto à Diretoria de Pesquisa Avançada da vice-presidência de Inovação da empresa. O diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr, também esteve presente no evento.

A professora da UEL, Sueli Rufini, coordenadora de Ciência e Tecnologia da SETI, destacou o papel da Inovatec Regional 2014 na criação de um ambiente propício, cujo objetivo é aproximar pesquisadores e empresários. “É a possibilidade de mostrar toda produção científica e tecnológicas das Universidades e ao mesmo tempo tornar o Paraná e o país mais competitivos”, definiu. Já para a professora Cristianne Cordeiro Nascimento, coordenadora técnica do evento, é fundamental a união da academia e do setor produtivo pela busca da inovação e de novas tecnologias. “Queremos que as pesquisas saiam dos laboratórios e cheguem à sociedade”.

O evento contou com a palestra “Estratégias para Inovar”, com Katiane Gouvêa, Gestora do Programa Design Export APEX, do Centro Brasil Design e também com o Talk Show “Apoio Tecnológico às empresas”, além de visita aos 12 estandes de empresas e de instituições de ensino e pesquisa.

A Inovatec Londrina é uma iniciativa da SETI e UEL, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Prefeitura de Londrina, Fundação Araucária, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), além do Londrina Convention Bureau, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Brasileira de Inovação (FINEP), Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).