Inovatec debate inovação e integração universidade-empresa em Ponta Grossa 06/08/2014 - 15:50

“É preciso que se crie um ambiente em que governo, academia e setor produtivo trabalhem juntos no aumento da produtividade e competitividade da economia brasileira”, disse o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, na abertura da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inovatec Regional Campos Gerais, na terça-feira (5), na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). A etapa regional organizada pela Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEG) reúne, até esta quarta-feira, no Centro de Convivência do Campus Uvaranas, estudantes, pesquisadores, instituições e empresas envolvidas em projetos inovadores.

No Brasil, segundo o secretário, é necessário aproximar universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo. João Carlos não vê outra forma de mudar o quadro de um país que se coloca em 14º lugar no mundo em produção científica, porém, é apenas o 58º na produção de patentes e geração de novos produtos competitivos internacionalmente. “A Inovatec é uma oportunidade de apresentar ao setor produtivo e empresarial pesquisas e projetos, serviços e fontes de informação para o processo de inovação tecnológica”. Ainda durante a cerimônia de abertura outras ações de incentivo à inovação foram destacadas como : o Programa Tecnova que apoia investimentos em inovação em micro, pequenas e médias empresas, a criação do Parque Tecnológico Virtual – PTV Paraná que vai proporcionar a integração dos ativos tecnológicos do Estado; e abertura, em breve, da sub-conta ‘Paraná Inovação’, que vai garantir recursos financeiros para projetos e programas de inovação; e a sanção e regulamentação da Lei de Inovação, que permite a interlocução universidade/empresa.

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, da UEPG, afirma que o processo de aproximação da academia com o setor produtivo se impõe como um desafio para a universidade, os gestores públicos e a comunidade empresarial, que devem estar voltados ao atendimento das demandas da sociedade. “A Inovatec trilha esse caminho, abrindo oportunidade de diálogo entre os atores desse processo”, disse, destacando ainda que a feira tem o objetivo de alavancar a inovação, fortalecer a interação entre universidade-empresa, apresentar linhas de crédito e projetos voltados para o desenvolvimento econômico e social da região.

“A presença de nossos parceiros é um diferencial dessa edição da Inovatec”, ressalta o diretor da Agipi-UEPG, João Irineu de Resende Miranda. Em 14 stands, expõem seus produtos a UTFPR, Faculdade de Jaguariaíva (FAJAR), Senai e Tecpar, na área de prestação de serviços; Fomento Paraná, BRDE e Fundação Araucária, na área do apoio à inovação; SETI e Prefeitura de Ponta Grossa, com seus programas de apoio ao empreendedorismo inovador; e empresas de variados portes que estarão expondo projetos inovadores.

Na quarta-feira (6), a equipe da Agipi comandou um workshop sobre Meio de Interação Universidade/Empresa, com a participação de acadêmicos do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). No período da tarde, foram desenvolvidos dois ‘talk-shows’, com os temas ‘Linhas de créditos disponíveis à inovação’ e ‘startups’. A Inovatec Regional ainda terá etapas em Guarapuava, Londrina, Cascavel, Curitiba  e Jacarezinho.

PARQUE TECNOLÓGICO VIRTUAL - PTV

A abertura da Inovatec Campos Gerais marcou a apresentação da plataforma do Parque Tecnológico Virtual – PTV Paraná à comunidade científica e empresarial regional. Rogério Moreira de Oliveira, do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, diz que o PTV se constitui em uma plataforma que objetiva a integração dos ativos tecnológicos do Estado, para que estes cheguem até a comunidade empresarial. “Trata-se de um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva, no qual agentes públicos e privados podem interagir”. A plataforma é aberta à participação de instituições de pesquisa, parques, universidades, centros de promoção de empreendedorismo e incubadoras de qualquer município do Paraná.

Rogério Oliveira lembra que o PTV foi criando por decreto estadual em abril de 2013, cabendo à Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) sua implementação, por meio do Tecpar. O parque pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica, de todo território paranaense. As empresas que aderirem à plataforma se beneficiam do uso de serviços tecnológicos credenciados e são acompanhadas de perto por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação, denominadas instituições âncora.

Para operacionalização da plataforma, foram criados sete polos regionais, com base nas universidades estaduais paranaenses. O polo dos Campos Gerais tem a gestão da UEPG, através da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi). Os demais polos estão localizados na Região Metropolitana de Curitiba (Tecpar), Região Norte (UEL), Região Noroeste (UEM), Regiões Oeste e Sudoeste (Unioeste), Região Central (Unicentro) e Região do Norte Pioneiro (UENP). O projeto ainda visa apoiar e fortalecer as Incubadoras e parques tecnológicos existentes ou a serem implantados nas diversas regiões, assim como de sistematizar a organização de empresas inovadoras de base tecnológica nas diversas regiões do Paraná.