Investimento em pessoas e ideias para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia 04/12/2014 - 17:40

A diretoria executiva da Fundação Araucária esteve reunida, nos últimos dias, com o Conselho Superior da instituição, no intuito de apresentar o relatório das ações realizadas no ano de 2014 e também os avanços alcançados no período de 2011-2014. 

“A gestão da entidade é feita "a quatro mãos", já que as linhas de atuação da fundação foram definidas a partir das demandas da comunidade universitária. Só entre os anos de 2011 a 2014 a entidade financiou mais de 14 mil bolsas, o que representa 50% da demanda; além de apoiar aproximadamente quatro mil projetos”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. 

O Paraná conta hoje com 290 programas de pós-graduação e mais de 15 mil alunos, isso faz com que a demanda para bolsas e financiamentos seja muito grande. O apoio da Fundação Araucária aos programas de pós-graduação stricto sensu, foi um dos motivos que ajudou a colocar o Paraná em destaque novamente na classificação dos programas de pós-graduação feitos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).  

“Sem dúvida alguma o papel da Fundação Araucária é fundamental para que o pesquisador, docente e discente paranaense possa conseguir um maior espaço e incentivo em seus trabalhos, por isso parabenizo as iniciativas que foram tomadas nos últimos anos, pela atual gestão da instituição. Além disso, o Paraná destaca-se pelo grande investimento que o governo aplica nas universidades estaduais, pois temos aproximadamente 100 mil estudantes”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. 

Para tentar ampliar ainda mais o atendimento, a fundação vem mantendo parcerias, principalmente com as agências de fomento do governo federal, o que possibilitou aumentar a quantidade de financiamentos. Essas parcerias são possíveis em função da credibilidade que a Fundação Araucária conquistou. 

Na última avaliação da Capes, o Paraná também manteve a liderança em relação à melhora na qualificação, com 27% dos programas, enquanto a média nacional foi de 23%. Isso é mérito das universidades, institutos de pesquisas, docentes e discentes envolvidos, que utilizam de forma eficaz os recursos repassados pelo governo, também por meio da Fundação Araucária.

NOVOS CONSELHEIROS 

Na reunião foram empossados três novos conselheiros: Rodrigo Rafael de M. Martins - representante do setor empresarial; Luiz Fernando Vianna - representante das entidades privadas da área da qualidade e produtividade do Paraná e Edilson Sérgio Silveira -representante do Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa – CPPG. 

“Tenho presenciado constantemente o esforço que a Fundação Araucária disponibiliza em procurar atender as demandas existentes”, disse Rodrigo Rafael de M. Martins.  

“Fico orgulhoso em passar a fazer parte do Conselho Superior da Fundação Araucária, pois dessa forma, posso também contribuir para que a ciência, tecnologia e inovação do nosso país cresçam e evoluam cada vez mais”, destacou Luiz Fernando Vianna. 

“Agradeço a oportunidade em poder contribuir de forma mais direta para o crescimento e incentivo das pesquisas paranaenses e parabenizo à atual gestão pelo trabalho que vem desenvolvendo dentro da Fundação Araucária”, salientou Edilson Sérgio Silveira.

GALERIA DE IMAGENS